SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Grupo Pão de Açúcar quer levar mais executivas mães ao topo

Renato Muller by Renato Muller
9 de maio de 2016
in Notícias
A A

Conciliar carreira e maternidade não é uma missão fácil. Noites mal dormidas se misturam a reuniões exaustivas, preocupações com o pequeno e tarefas profissionais andam juntas, avalanches de questionamentos diários sobre a vida viram rotina.
Se de um lado a profissional muitas vezes não encontra tranquilidade para exercer bem as duas funções, do outro as companhias já começaram a entender que o prejuízo é de todos.
Uma pesquisa feita pela consultoria global McKinsey mostra que a presença demulheres executivas em uma empresa traz mais vantagem competitiva para o negócio.
Porém, um estudo da Catho com 1.190 mães mostra que metade delas demorou até dois anos para retornarem ao trabalho depois de terem seus bebês.
Pensando em reter essas profissionais, e ajudá-las a galgar espaço até o topo do negócio, grandes corporações já estão colocando em prática benefícios voltados para essas profissionais.
É o caso de um dos maiores conglomerados empresariais do país, o Grupo Pão de Açúcar.
Dos 150.000 funcionários da companhia hoje, 48% são mulheres, sendo 10.000 mães. Mas ainda é muito pequeno o número das que são gerentes ou diretoras: 21%.
A meta é aumentar este número em 30% nos próximos três anos.
“Uma das nossas missões é criar um ambiente de trabalho inclusivo para elas”, afirma Daniela Sabbag, diretora de relações com investidores do GPA.
Há 16 anos na empresa, ela é mãe de Enrico, recém-nascido, e coordena há um ano o comitê executivo do Programa GPA Mulheres, criado para garantir a diversidade de gênero.
Composto por 27 executivas e 3 executivos (número que deve subir para 6, em breve), o grupo começou com uma pesquisa sobre as profissionais. Os dados levantados surpreenderam.

Outra percepção
Das funcionárias que disseram achar que filho é um obstáculo para a carreira, 43% acreditavam que a varejista não possuía soluções adaptadas para a realidade das mães.
Outros 47% disseram sentir falta do equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a maioria imaginava ganhar menos que os homens em cargos semelhantes – o que não é verdade.
“Com base na pesquisa ficou claro que falta uma conscientização tanto delas quanto dos gestores sobre o tema”, diz Daniela.
De acordo com a executiva, elas precisam se impor mais, lutar por suas promoções… já eles precisam entender que reuniões inesperadas em uma sexta à noite, por exemplo, fica inviável para quem tem filhos.
Entre as iniciativas propostas pelo programa que já saíram do papel está o home office para lideranças – tanto para homens quanto mulheres – e gestantes.
“Claro que somente essa iniciativa isolada não sustenta a mudança que desejamos, mas acreditados que isso deve aumentar nossa produtividade e engajamento”, diz Daniela.
O programa deve ser implementado ainda este ano e será feito em ondas: primeiro, apenas alta liderança, depois para o nível de coordenação e, a partir daí, toda a empresa.
Uma política de mentoring para funcionárias é feita para mapear executivas com potencial de liderança e levá-las a oportunidades de crescimento dentro do grupo.
O processo, claro, é o mesmo pelo qual passam os homens, porque a meritocracia é o que define a escolha final.
“Só reforçamos com os gestores a importância de incluir ao menos uma mulher no processo de seleção”, diz a diretora.
Para as gestantes, um guia com orientações sobre direitos e deveres será lançado no próximo dia 15 e uma sala para lactantes foi criada há alguns meses.
Um espaço que a própria Daniela usará quando sua licença-maternidade chegar ao fim.
“Parar de trabalhar não está nos meus planos”, afirma a mãe de Enrico.

Fonte: Exame

34
Tags: executivasgestãomãesPão de Açúcar
Previous Post

Grupo Tacla assume construção de shopping e prevê inauguração para abril de 2018

Next Post

Resultado da Lojas Americanas agrada analistas, mas é ofuscado por perdas na B2W

Conteúdos Relacionados

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
Notícias

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França

30 de novembro de 2023
Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
Notícias

Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias

30 de novembro de 2023
Assaí avança no e-commerce
Notícias

Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

30 de novembro de 2023
Next Post

Resultado da Lojas Americanas agrada analistas, mas é ofuscado por perdas na B2W

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.