O GPA levou para o Rio de Janeiro um novo conceito de loja da marca Pão de Açúcar, já aplicado em São Paulo. Depois de alguns ajustes, o modelo se adequou para oferecer a melhor experiência ao consumidor. Desde 2018, a rede começou a apresentar diversas iniciativas de interatividade digital, principalmente por meio do programa “Meu Desconto”, que disponibiliza ofertas personalizadas, e o “Caixa Express”, que permite ao consumidor agendar o horário em que será atendido no checkout.
As mudanças em relação às lojas tradicionais da rede podem ser percebidas na entrada, ocupada por alimentos perecíveis como frutas, verduras e legumes. Além disso, o ponto de venda conta com área exclusiva para produtos saudáveis com exposição que valoriza a qualidade do mix de itens.
Batizada como seção “fresh”, o espaço ainda reúne produtos sem glúten ou lactose e orgânicos a granel, evitando o uso de embalagens. Para reforçar este posicionamento, a perspectiva da área das gôndolas possibilita ao consumidor ter a visualização completa dos produtos na categoria de mercearia.
A loja também conta com o “Espaço Café” com refeições rápidas e saudáveis. Outros setores como padaria, frios, confeitaria gelada, açougue e peixaria possuem uma equipe de atendentes treinados para ajudar os clientes a escolher os produtos. Outro diferencial é o espaço Pet Parking para garantir a segurança dos animais domésticos enquanto os donos fazem as compras.
A rede levou em conta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a modelagem do ponto de venda. Segundo o órgão, os brasileiros estão gastando 25% de sua renda comendo fora de casa e para atender essa demanda o projeto contou com a inserção de serviços de refeição para o público como o Salad Bar, onde o cliente pode criar a sua salada, a rotisserie e o Espaço Sushi.
Para oferecer este novo conceito de lojas, o GPA investiu não só na estrutura física, mas também na forma de operar e atender ao consumidor. Neste sentido, a rede precisou revisar a adequação de serviços, a variedade de produtos, as categorias e, claro, a experiência do cliente durante a jornada de compra.
Os dados foram obtidos por meio de pesquisas com clientes com o objetivo de avaliar as lojas anteriores do grupo. O resultado apresentou sugestões de melhorias e o novo layout teve rejeição praticamente nula, segundo a empresa. Atualmente, o GPA conta com 20 lojas neste formato nos estados de São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro.
Fonte: Apas Show