O número de tentativas de fraudes do varejo caiu 9,7% no primeiro semestre de 2017 em comparação com o ano anterior. Foram 57,4 mil ocorrências contra 63,6 mil em 2016. Isso é o que mostra o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, divulgado nesta segunda-feira (11) pela empresa.
Apesar do resultado positivo, o restante dos segmentos sofreu com golpistas. De acordo com o índice, ao todo o levantamento registrou 950,6 mil tentativas de fraude contra o consumidor brasileiro no primeiro semestre do ano. Isso representa uma tentativa a cada 16,5 segundos.
Em relação ao mesmo período de 2016, quando foram constatadas 884.105 tentativas, o crescimento foi de 7,5%. A alta de 31,2% nos golpes contra o cidadão aplicados no setor bancário e financeiro foi a responsável por puxar o aumento geral das tentativas no semestre. Os setores de serviços e telefonia também registraram aumento de 5,8% e 1,0%, respectivamente. O destaque ficou por conta do varejo.
Veja na tabela abaixo:
Segundo a gerente do SerasaConsumidor, Carolina Aragão, após a economia brasileira enfrentar um período de recessão econômica, o consumidor tem voltado gradativamente ao mercado de crédito e este movimento pode criar oportunidades para os fraudadores, já que muitas vezes os mesmos consideram esses períodos de maior movimentação como um ambiente propício para a aplicação de golpes.
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito apontou crescimento de 2,1% no primeiro semestre de 2017, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Comparações mensal e interanual.
Fonte: E-Commerce Brasil