Em meio à crise econômica e retração do consumo em vários setores, o franchising brasileiro comemora números invejáveis: o faturamento cresceu 8,3% em 2016, chegando a R$ 151 bilhões. O número de operações somou 142,5 mil (aumento de 3,1%), que empregaram 1.192.495 pessoas (elevação de 0,2%), segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF).
Um exemplo deste bom momento no setor vem de Santa Catarina, onde a rede de franquias de cafeterias Café Cultura fechou 2016 com incremento de 20% nas vendas, bem acima da média nacional. Além disso, está conseguindo ampliar o número de lojas franqueadas.
A marca iniciou o sistema de franquia em janeiro de 2014, com a abertura da primeira unidade no Shopping Iguatemi, em Florianópolis. Ano passado foi instalada a segunda, em Criciúma. E este ano, outra unidade em Florianópolis foi assumida por um franqueado; e uma quarta irá abrir, e maio, em Criciúma. A marca busca parceiros para abrir mais bistrôs em Florianópolis – um ponto está disponível em Jurerê Internacional, por exemplo – e também em outras cidades de SC e estados vizinhos.
Vinicius Folchini Gregoletto foi o primeiro franqueado do Café Cultura, com ponto localizado no Shopping Iguatemi de Florianópolis, e acaba de assumir a sua segunda loja, localizada do Passeio Primavera (SC-401). “A decisão de investir nesta nova unidade é reflexo do excelente resultado da franquia no Shopping Iguatemi”, explica o empresário, que gera 20 empregos diretos e planeja a abertura de mais lojas da marca nos próximos anos.
Ele explica que o modelo de franquia é decisivo para o sucesso. “O acompanhamento constante prestado pelo franqueador, aliado à qualidade dos produtos e o bom nome da marca me estimulam a querer mais”, afirma ele, que deixou de cuidar dos negócios da família no Rio Grande do Sul para, ao lado da irmã Bruna Folchini Gregoletto, se dedicar às lojas de Florianópolis.
Já William Correa Serafim foi o pioneiro na implantação da marca no sul do Estado. Começou com a primeira unidade em abril de 2016, no Nações Shopping, em Criciúma. E agora se prepara para abrir a segunda loja, em maio, no centro da cidade. Ele explica que a excelente qualidade dos produtos, o ambiente bem planejado e o atendimento são os diferenciais da rede de cafeterias.
O empresário também destaca a importância do apoio prestado pelo franqueador. “Sem eles, eu teria tido sérias dificuldades para tocar o negócio, não estaria faturando nem a metade do que ganho hoje. Mas com este apoio, recebo todo o suporte necessário para o bom funcionamento. Além disso, o Café Cultura é uma marca já consolidada, o que garante um bom retorno de clientela”, declara William, que vai gerar 16 empregos diretos. Com a abertura da segunda unidade, o jovem empresário, de 24 anos, deixará de trabalhar com os negócios da família, as redes de lojas multimarcas Propé e Schutz.
A rede Café Cultura está prospectando novos empreendedores em Santa Catarina e também nos estados vizinhos. Além das quatro franquias possui mais três unidades com administração própria: na Lagoa da Conceição (Florianópolis), no Continente Shopping (São José) e no Balneário Shopping (Balneário Camboriú).
Fonte: Investor Negócios