SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

A estratégia da Starbucks para mitigar um desastre público

Renato Muller by Renato Muller
19 de abril de 2018
in Notícias
A A

A rede Starbucks anunciou que deve interromper o funcionamento de todos os seus restaurantes nos Estados Unidos durante algumas horas para realizar um treinamento sobre educação racial. O pronunciamento acontece após a prisão de dois homens negros em uma de suas lojas.

Mais de 8.000 unidades da rede fecharão durante a tarde do dia 29 de maio para o curso. A ação, “guiada para prevenir qualquer discriminação em nossas lojas” será oferecida a aproximadamente 175 mil funcionários, afirma a companhia. O Starbucks também afirma que planeja abrir o material do curso para outras empresas.

Semana passada, dois homens negros foram presos após um funcionário de uma loja na Philadelphia chamar a polícia porque os clientes estavam dentro da loja, apesar de não terem comprado nada. A companhia não prestou queixas, mas o estrago à imagem pública da Starbucks está em curso. Outro consumidor que estava no local gravou a ação, que foi compartilhada nas redes sociais e ganhou notoriedade do público rapidamente.

Em seguida, usuários começaram um movimento de boicote à Starbucks com diversos protesto contra a rede.  Um estudo realizado pela Digimind afirma que foram mais de 100 mil menções da hashtag #BoycottStarbucks em redes sociais do dia 13 ao 16 deste mês.

Executivos da marca, incluindo seu CEO Kevin Johnson, estiveram na cidade para falar com os dois homens e descobrir os próximos passos para mitigar a crise. “Passei os últimos dias na Philadelphia com a equipe de liderança ouvindo a comunidade, aprendendo o que aconteceu de errado e quais os próximos passos para consertar isso”, afirmou Johnson em um comunicado. “Apesar de o problema não ser limitado ao Starbucks, estamos comprometidos a ser parte da solução. Fechar nossas lojas para treinamento é apenas um passo da jornada que requer dedicação de todos os níveis de nossa companhia e parceiros de comunidades locais”.

A Starbucks divulgou diversos comunicados sobre o assunto. Pouco antes de anunciar o treinamento de 29 de maio, soltou também outra nota afirmando que Johnson e os homens que foram presos “começaram conversas construtivas” e que o CEO pede desculpas em nome da rede.

Em comunicado sobre o estudo, a companhia afirmou que fará “um programa de treinamento desenhado para tocar em viéses implícitos, promover inclusão consciente, prevenir discriminação e garantir que todos dentro de lojas da Starbucks se sintam a salvo e bem-vindos”. A companhia desenvolverá o currículo do curso em parceria com Bryan Stevenson, fundador e diretor do Equal Justice Initiative, Sherrilyn Ifill, presidente e diretora do NAACP Legal Defense and Education Fund, Heather McGhee, presidente do Demos, Eric Holder, ex-promotor geral do país e Jonathan Greenblatt, CEO da Anti-Defamation League.

“Os valores que guiam a companhia são baseados em humanidade e inclusão, ” afirmou o Chairman Howard Schultz, que também está na cidade para encontrar líderes comunitários e funcionários da rede. “Nós aprenderemos com nossos erros e reafirmamos nosso comprometimento em criar ambientes saudáveis e acolhedores para todos os consumidores’.

Em 2015, quando Schultz era CEO, a companhia realizou uma campanha curta contra o racismo, chamada de “RaceTogether”, em que tentou fazer com que pessoas discutissem relações de raça. A ação incluía a hashtag do movimento em seus copos e anúncios de revistas.

A Starbucks não é a primeira empresa a fechar suas portas para realizar esse tipo de ação. O restaurante Chipotle fechou suas lojas por diversas horas em 2016 para realizar um treinamento sobre boas práticas com alimentos. A própria rede Starbucks também não é iniciante na prática. Em 2008, a marca suspendeu suas atividades por mais de três horas para melhorar o treinamento de seus funcionários.

Fonte: Meio e Mensagem

103
Tags: Starbuckstreinamento
Previous Post

Setor de fidelidade cresce 9% em 2017

Next Post

Vendas diretas fecham ano com faturamento de R$ 45,2 bilhões

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post

Vendas diretas fecham ano com faturamento de R$ 45,2 bilhões

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.