Índice da camara-e.net mostra faturamento e vendas em alta durante o ano passado. Região Nordeste registrou maior resultado
As vendas do varejo pela internet registraram alta substancial no ano da pandemia. Em 2020 o brasileiro comprou mais online: 73,88%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.
O crescimento apenas em dezembro de 2020 foi de 53,83% , em relação ao mesmo período do ano anterior. O faturamento segundo a mesma base de comparação teve aumento de 55,74%.
Em relação ao mês imediatamente anterior, ou seja, novembro de 2020, houve queda de 27,16%.
O faturamento do comércio eletrônico, na comparação entre dezembro e novembro, também registrou variação negativa (-38,06%). Porém, no acumulado do ano, teve alta de 83,68%.
O e-commerce representou, em novembro de 2020, 14,4% do comércio varejista (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, a participação correspondeu a 9,3%.
Nordeste lidera crescimento
Seguindo na métrica de vendas, ao observar os dados por região, na comparação entre dezembro de 2020 com o mesmo período de 2019, a composição ficou da seguinte forma: Nordeste (77,63%), Sul (66,22%), Sudeste (48,32%), Centro-Oeste (46,99%) e Norte (39,25%).
O crescimento acumulado no ano por região foi: Nordeste (100,34%), Sul (79,22%), Norte (73,24%), Centro-Oeste (72,87%) e Sudeste (68,74%).
Em relação ao faturamento, no acumulado do ano, os desdobramentos foram: Nordeste (116,53%), Norte (85,29%), Sul (82,57%), Sudeste (77,97%) e Centro-Oeste (76,81%).
Fonte: IT Fórum