Setor de eletrodomésticos liderou a expansão do varejo, com avanço de 122% em relação ao mesmo mês do ano anterior
Por Redação
As vendas do comércio eletrônico brasileiro se mantiveram fortes em abril deste ano. De acordo com o Mastercard SpendingPulse, indicador que mede as vendas no varejo online e nas lojas em todas as formas de pagamento, o e-commerce nacional registrou 69% de crescimento no mês de abril, na comparação ano a ano.
Entre os setores, o de eletrodomésticos foi o que mais contribuiu com esse aumento ao registrar um aumento de 122% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, as vendas dos setores de combustíveis, supermercados, móveis, produtos de uso pessoal e doméstico, além dos produtos farmacêuticos, apresentaram desempenho inferior.
Já as vendas fisicas no varejo brasileiro aumentaram 49% ano a ano — exceto os setores de automóveis, materiais de construção, restaurantes, e cama e banho. Dentro desse crescimento, o setor de vestuário foi o que registrou a maior expansão, com 125% em comparação a abril de 2020.
No caso das vendas totais de varejos nas regiões, o Nordeste e Sudeste superaram o restante do País com 49,8% e 57,3%, respectivamente. As regiões Norte (43%), Centro-Oeste (33,4%) e Sul (23,7%) apresentaram desempenho inferior ao crescimento das vendas nacionais.
Para Estanislau Bassols, gerente geral da Mastercard Brasil, esse movimento do mercado está diretamente relacionado à pandemia. “A taxa de desemprego, que ainda está em patamares elevados, somada aos desafios da Covid-19 e ao fechamento parcial de estabelecimentos, impactaram as vendas no varejo. À medida que superamos o grande declínio nas vendas no varejo do ano passado, as taxas de crescimento ano a ano estão mostrando um aumento significativo. No entando, é um efeito estatístico devido ao número de estabelecimentos que permaneceram fechados em 2020”, esclarece o executivo.
Fonte: Super Varejo