Pesquisa encomendada pela Abicalçados e Apex-Brasil mostra que o mercado do país está em crescimento e que o consumidor local está satisfeito com o produto brasileiro. Marcas como Havaianas são bem conhecidas
O mercado de calçados vem crescendo nos Emirados Árabes Unidos e há marcas brasileiras bem conhecidas pela população local. A informação faz parte de uma pesquisa realizada pela Glasgow Consulting Group, consultoria internacional contratada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O estudo foi apresentado na última semana a empresas do segmento e servirá como subsídio a indústrias que querem exportar aos Emirados.
O mercado de calçados no país árabe cresce a uma média de 11,3% desde 2012 e no ano passado as vendas locais alcançaram US$ 643,3 milhões, segundo o estudo da Glasgow. As importações líquidas (descontadas as exportações) responderam por 67% do abastecimento local em 2012 e 70% no ano passado. No total, os Emirados importam US$ 1,4 bilhão em calçados em 2015 e reexportaram US$ 1 bilhão. O mercado local também é abastecido por um pequeno volume de produção emirática, que representou US$ 191 milhões ano passado.
O levantamento da consultoria mostra que há marcas brasileiras bem conhecidas do mercado local, como West Coast, Dumond e Havaianas, e que a maioria dos consumidores que tiveram experiência com os produtos nacionais da área estão satisfeitos. Numa pontuação em relação à satisfação, cuja nota máxima poderia ser cinco, a média dada pelos entrevistados aos calçados brasileiros foi 3,9, um pouco acima de outros produtos nacionais, como moda e relógios.
Brasil é sinônimo de qualidade nos Emirados, segundo a pesquisa. A marca Havaianas, por exemplo, é tida como confortável, durável e de qualidade. A pesquisa mostra que a maioria dos consumidores entrevistados tem pelo menos um calçado com marca brasileira ou que foi fabricado no País. Os ocidentais e os emiráticos formam a maior base de consumidores dos calçados brasileiros no país árabe. Os períodos de verão e turismo são as épocas em que esses produtos feitos no Brasil são mais comprados.
Mas os entrevistados percebem o sapato brasileiro caro em relação aos concorrentes. No entanto, admitem que o mercado local não oferece opções variadas em preços, segundo a Glasgow. A pesquisa aponta também que a maioria dos compradores do calçado nacional nos Emirados é das classes média e alta. A consultoria fez sugestões aos empresários e uma delas é agregar valor aos produtos, com uso, por exemplo, de pérolas e brilho para atrair o público feminino.
A Glasgow mostra que os varejistas de maior penetração no segmento de calçados nos Emirados são o Landmark Group, seguido por Apparel Group, Al Shaya Group e Chalhoub Group. Segundo a consultoria, os fortes conglomerados de negócios têm histórico e influência no mercado local e muitos grupos têm distribuição exclusiva das marcas. Os calçados brasileiros, em sua maioria, no entanto, estão em lojas variadas e não atuam dessa forma.
Os Emirados são o sétimo mercado mais indicado para expansão internacional de varejistas, segundo dado da pesquisa Global Retail Development 2015, da A.T Kearney. O país perdeu três posições em relação a 2014, mas segue num local importante no ranking. População forte e crescente, crescimento econômico sustentado e estabilidade política estimulam confiança dos consumidores e investidores e criam ambiente favorável para o varejo.