Por Redação
O Carrefour Brasil segue como o principal beneficiado pelo fechamento das lojas do Extra Hiper. Segundo dados da Varejo 360, especializada em pesquisas de mercado, em janeiro e fevereiro deste ano, o grupo respondeu por 23% do “share of wallet” (parte da carteira do cliente) dos shoppers que compravam nos hipermercados. No entanto, o número representa uma retração na comparação com o índice de 26,6% registrado entre fevereiro e abril de 2022. Isso porque, após as reinaugurações dos pontos comprados, o Assaí captou parte dos clientes do Extra Hiper. Neste ano, o cash & carry registrou share of wallet de 11,3% nas lojas convertidas e 8,3% nas operações que já tinha. O GPA capturou 9,9%, enquanto 47,6% ficaram com outros concorrentes.
Mudanças no Assaí
Considerando as lojas convertidas e as operações que o Assaí já tinha, a representatividade da rede entre os clientes que compravam no Extra Hiper praticamente dobrou, passando de 10,3% antes da venda, para 19,6% atualmente. No entanto, de acordo com a Varejo 360, as novas unidades estão canibalizando parte das vendas dos pontos já existentes. “O share of wallet das lojas do Assaí que já existiam era de aproximadamente 11.5pp e caiu para aproximadamente 9pp nos últimos meses”, aponta a pesquisa. Em fevereiro, o cash & carry anunciou que o volume de vendas está de 2 a 2,5 vezes maior nas 47 lojas convertidas a partir de hipermercados. Para este ano, a rede prevê mais 19 conversões, que devem seguir impactando a participação do Carrefour nos gastos dos clientes.
Mudanças no Assaí
Considerando as lojas convertidas e as operações que o Assaí já tinha, a representatividade da rede entre os clientes que compravam no Extra Hiper praticamente dobrou, passando de 10,3% antes da venda, para 19,6% atualmente. No entanto, de acordo com a Varejo 360, as novas unidades estão canibalizando parte das vendas dos pontos já existentes. “O share of wallet das lojas do Assaí que já existiam era de aproximadamente 11.5pp e caiu para aproximadamente 9pp nos últimos meses”, aponta a pesquisa. Em fevereiro, o cash & carry anunciou que o volume de vendas está de 2 a 2,5 vezes maior nas 47 lojas convertidas a partir de hipermercados. Para este ano, a rede prevê mais 19 conversões, que devem seguir impactando a participação do Carrefour nos gastos dos clientes.
Varejo X Cash & Carry
Segundo a pesquisa, os clientes que eram do Extra Hiper direcionam 38,5% dos gastos a supermercados, 37,1% ao formato cash & carry e 15,1% a hipermercados. Na visão da Varejo 360, o cash & carry disputará o bolso dos consumidores majoritariamente com os supermercados, visto que sua representatividade tem aumentado nos últimos meses.
Fonte: Gironews