SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Casino muda comando do GPA e Via Varejo

Renato Muller by Renato Muller
20 de fevereiro de 2018
in Notícias
A A

O Casino acaba de anunciar uma troca de cadeiras entre seus executivos no Brasil. Peter Paul Estermann, que presidia a Via Varejo desde outubro de 2015, vai comandar o Grupo Pão de Açúcar (GPA), substituindo Ronaldo Iabrudi, que permanecerá no conselho da empresa, dona das redes Pão de Açúcar, Extra, Assaí, Ponto Frio e Casas Bahia.

Em outra mudança significativa, Estermann vai acumular também a área de Multivarejo do GPA no lugar de Luis Moreno, que passa a dar consultoria ao grupo em projetos estratégicos.

As mudanças sugerem que o CEO do Casino, Jean-Charles Naouri, quer redobrar o foco no Multivarejo, onde o GPA tem feito avanços em margens e market share mas ainda não conseguiu a rentabilidade desejada — em parte graças à implosão global dos hipermercados. O Multivarejo inclui as lojas Pão de Açúcar, os hipermercados Extra e as lojas de vizinhança Minuto Pão.

Para suceder Estermann na Via Varejo, o Casino elegeu Flavio Dias, um executivo de 41 anos que liderou a transformação digital da companhia.

A escolha coloca um CEO com DNA digital no comando de uma companhia de varejo tradicional que tem acelerado a transição do tijolo para o online — e deve ajudar a Via Varejo a aproximar sua narrativa àquela do Magazine Luiza. O valor de mercado da Via Varejo, que em 2015 era quase cinco vezes o do Magazine, já chegou a ser metade no pico das ações do concorrente. O desafio de Dias será fazer o valor da Via Varejo na Bolsa refletir a liderança que a empresa tem no setor.

Engenheiro com MBA na UCLA, o novo CEO da Via Varejo é um dos pioneiros do ecommerce no País. Colocou no ar o site do Walmart Brasil e liderou a construção da plataforma do Banco Original. Mais tarde, foi CEO da CNova, a companhia de comércio eletrônico do GPA cuja operação brasileira foi absorvida pela Via Varejo, e desde outubro de 2016 liderava a divisão online da companhia, que hoje representa 25% das vendas e tem crescido em rentabilidade.

Depois de perder tempo e dinheiro separando a operação online do varejo físico — tendo como objetivo o IPO da CNova — o Casino voltou atrás e reunificou os negócios das lojas físicas e dos sites de ecommerce. Trabalhando juntos, Estermann e Dias integraram os estoques, os centros de distribuição e a estratégia de pricing mais cedo que o mercado esperava — ressuscitando, no processo, as margens operacionais da companhia.

A escolha de Dias ganhou o endosso de Michael Klein, que, como o segundo maior acionista da Via Varejo, sempre defendeu a integração dos negócios. No comunicado da empresa, Michael diz: “Nos últimos anos, pude perceber que [Flávio] tem a visão estratégica correta para o futuro da companhia, usando a força da nossa rede de lojas para impulsionar o digital, e vice-versa”.

Com a promoção de Dias, Paulo Naliato, o atual diretor de operações, assumirá o cargo de COO da Via Varejo, ficando responsável também por todo o ecommerce da companhia. No comunicado ao mercado, Iabrudi disse que as promoções dos dois executivos propiciam “a sequência e o aprimoramento de uma estratégia que vem funcionando.” Internamente, Dias e Naliato tem sido tratados como um ‘tandem’ — referência aos paraquedistas que saltam juntos do avião.

Iabrudi, o primeiro CEO a comandar o GPA depois do fim da coabitação/guerra civil entre Abilio Diniz e Naouri, presidiu o grupo durante um dos períodos mais sombrios da história econômica brasileira. Sua gestão foi marcada por disciplina de custos e investimento pesado no Assaí, que passou de 13% para 43% do faturamento em quatro anos.

Também durante sua gestão, o GPA voltou a fechar o gap de vendas que o separava do Carrefour Brasil, que crescia mais, em parte, porque sua operação de atacarejo era maior em termos proporcionais.

A partir de abril, quando a transição estiver concluída, Iabrudi se tornará co-vice presidente do conselho com Arnaud Strasser, braço direito de Naouri.

Conhecido como um reestruturador metódico, Estermann, que já foi diretor de operações do GPA, tem como maior missão colocar as margens do Multivarejo no patamar almejado pelo Casino. Apesar de ter recuperado margens e market share durante a gestão de Iabrudi, o Multivarejo acabou se deparando com um desafio maior do que o esperado, em razão da migração do consumidor para o atacarejo e uma forte deflação nos preços de alimentos.

O GPA anunciou também que o CFO Christophe Hidalgo passará a acumular a unidade de negócios de desenvolvimento imobiliário do grupo.

Fonte: Brazil Journal

31
Tags: CasinoexecutivosGPAVia Varejo
Previous Post

Como a Inteligência Artificial está mudando o varejo

Next Post

A transformação digital das farmácias a partir do omnichannel

Conteúdos Relacionados

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
Notícias

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França

30 de novembro de 2023
Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
Notícias

Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias

30 de novembro de 2023
Assaí avança no e-commerce
Notícias

Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

30 de novembro de 2023
Next Post

A transformação digital das farmácias a partir do omnichannel

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.