O varejista francês Grupo Casino e a L’Oréal fizeram parceria para lançar um novo conceito de lojas de cosméticos em Paris. Serão inauguradas amanhã duas unidades que venderão, além de produtos de beleza, remédios isentos de prescrição médica, lanches e guloseimas saudáveis. Os clientes também terão à disposição serviços como Wi-Fi gratuito, pontos de recarga de celulares, máquinas de engraxar sapatos e cabeleireiros.
A estratégia é oferecer uma experiência de compra diferente ao consumidor diante do avanço da concorrência on-line. O projeto foi desenvolvido com a bandeira da rede de lojas de conveniência Franprix.
Os pontos de venda localizados nas regiões de 9ème e de Saint-Germain-des-Prés vão funcionar todos os dias da semana, sendo que ficarão abertos por 24 horas um dia por mês para sediar eventos e serviços exclusivos. Se a iniciativa for bem sucedida, poderá ser expandida na capital francesa e no exterior.
No Brasil, onde o Casino controla o GPA, também são planejados novos formatos de lojas. A bandeira Pão de Açúcar, voltada para as classes A e B, terá um modelo “premium” que poderá abranger 30 unidades. Duas delas devem entrar na fase de testes nas próximas semanas. Uma das iniciativas será melhorar o nível de atendimento para evitar filas, por exemplo.
O presidente do Grupo Casino, Jean-Charles Naouri, afirmou em nota à imprensa que “a inovação é fundamental para as atividades” da varejista e que o objetivo é atender às novas expectativas dos consumidores. Nas lojas estarão diversas marcas da L’Oréal, incluindo Maybelline, Garnier, NYX Professional Makeup.
“Estamos oferecendo uma nova experiência de beleza para os consumidores na França e, ao mesmo tempo, desenvolvimento de conceitos na vanguarda das novas tendências de consumo de beleza”, disse Jean-Paul Agon, presidente da L’Oréal. Faz tempo que o Casino se esforça para criar novos formatos de loja diante das mudanças no comportamento do consumidor.
Na semana passada, a supermercadista informou que pretende vender 1,5 bilhão de euros em ativos não essenciais para reduzir seu endividamento. Segundo o Valor apurou, 1 bilhão de euros desse total se referem a ativos imobiliários, sendo parte desse montante relativo a lojas da empresa na França.
Fonte: Valor Econômico