Empresa pernambucana desenvolve tecnologia mais precisa que GPS, que rastreia consumidor no mundo virtual e real
Com a evolução da tecnologia, a sensação de ser seguido tem deixado gradativamente de ser uma patologia da psicologia. Facebook e Google, por exemplo, já sabem o que você quer comprar com base em suas pesquisas na web e seu comportamento em redes sociais. Mas uma startup brasileira está levando esse “big brother’’ ao estado da arte, seguindo, literalmente, os passos do consumidor depois que ele interage com uma publicidade digital. Trata-se da pernambucana In Loco Media, que desenvolveu um sistema de geolocalização de ambientes internos e externos que chega a ser 30 vezes mais exato que o GPS. A tecnologia, com precisão que varia de um a dois metros, está sendo explorada por 200 companhias no Brasil, concorrendo diretamente com o Google por um pedaço da publicidade online, que movimentou R$ 9,3 bilhões no País, no ano passado. Há um mês, a In Loco começou também a explorar um novo mercado que tende a ser muito mais promissor: o de logística.
O criador desse sistema é André Ferraz, CEO e fundador da empresa, que nasceu em 2011. Ferraz, hoje com 25 anos, começou a companhia quando cursava o segundo ano de ciência da computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e entrou nessa área por influência de seu pai, que há anos pesquisa esse segmento. “A computação ubíqua é a próxima grande era”, diz Ferraz, que recebeu em 2012 um aporte do site de comércio eletrônico Buscapé e está prestes a receber um segundo investimento. “Haverá um computador em absolutamente todo lugar e todas as coisas, de forma que a tecnologia fique invisível.”
A In Loco Media usa uma ampla rede de aplicativos parceiros, que ajudam na tarefa de aumentar a precisão da localização dos consumidores. São mais de 500 aplicativos, como o Buscapé, PSafe e Turma da Galinha Pintadinha. Ao baixar esses apps, o usuário permite que sua vida no mundo físico seja rastreada. Atualmente, a empresa rastreia 60 milhões de smartphones, uma quarto da base total de assinantes do Brasil. Esses aparelhos geram, por mês, 250 bilhões de novos pontos de localização.
Com esse sistema, grandes empresas realizaram promoções unindo o mundo virtual ao real, como Mondelez, P&G e Coca-Cola. A fabricante coreana de carros Hyundai usou o sistema para uma campanha de test-drive em suas concessionárias. Com isso, ela conseguiu rastrear o consumidor que clicou em seus anúncios digitais do caminho de sua casa até a loja, sabendo o trajeto feito durante o teste, comprovando a eficácia da campanha. “A Inloco Media fala com o público-alvo no momento de consumo”, diz Rodrigo Almeida, diretor de Mídia da W3haus, que usou o sistema para campanhas do O Boticário e da LG.
A empresa, que estima faturar R$ 50 milhões neste ano, começou a buscar novos mercados fora do Brasil. Em 2016, abriu escritórios nos EUA, Israel, França e Alemanha. Para 2017, planeja marcar presença na Índia, Inglaterra e Cingapura.
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