No primeiro trimestre de 2017, o lucro líquido do Assaí representava pouco mais da metade do lucro do GPA. O balanço de janeiro a março de 2018 mostra que essa participação cresceu para 76,6%.
O lucro líquido do GPA no primeiro trimestre deste ano foi de 150 milhões, aumento de 24,3% em relação aos 121 milhões de 2017. Só o Assaí registrou lucro líquido de R$ 115 milhões, com crescimento de 51,6% na relação com o primeiro trimestre de 2017, quando o lucro da bandeira atingiu R$ 76 milhões.
O GPA anunciou receita bruta total de R$ 12,3 bilhões no primeiro trimestre, crescimento de 7,6% no total e 2,8% em ‘mesmas lojas’, que contempla apenas os resultados das lojas que já existiam no mesmo período do ano passado.
O Assaí foi responsável por receita bruta de R$ 5,5 bilhões, um aumento de 25% na comparação anual. Em ‘mesmas lojas’, o Assaí registrou crescimento de 9,9% em receita bruta e de 8% em volume e de 12% em clientes, o que significaram aumento de 3,8 p.p. de ganho de market share. As outras 20 lojas abertas na janela de 12 meses foram responsáveis por um acréscimo de R$ 1 bilhão em vendas.
A bandeira de atacarejo é que tem a maior eficiência na rede, com 2,3% de margem líquida, sendo que o GPA como um todo registra 1%. De 2017 para 2018, o Assaí ganhou 0,4 p.p. de margem líquida.
Pão de Açúcar e Extra estacionam
A receita buta do Multivarejo, que reúne as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar, Extra e Mini Extra, foi de R$ 6,8 bilhões, puxado pelo desempenho de março, com crescimento de 11,8% em “mesmas lojas”. A rede fechou o trimestre com lucro líquido de 27 milhões, mesmo resultado do primeiro trimestre do ano passado.
Investimentos
O GPA anunciou aumento de 23% nos investimentos no trimestre, com um total de R$ 330 milhões para expansão e reforma das lojas do Assaí e do Pão de Açúcar. A rede converteu quatro lojas Extra Hiper em Assaí e fechou quatro drogarias Extra, um Extra Super e um posto de gasolina.
Fonte: Novarejo