Atrelar o futebol às promoções do varejo deve ser o caminho dos anunciantes neste ano, diz Gleidys Salvanha, diretora de negócios para varejo do Google
Por Daniela Braun
Apesar do bolso estar menor por causa da inflação, a Copa do Mundo, de 20 de novembro a 18 de dezembro no Qatar, pode animar o consumidor e ajudar as vendas da Black Friday, marcada para 25 de novembro. Por isso, atrelar o futebol às promoções do varejo deve ser o caminho dos anunciantes neste ano, diz Gleidys Salvanha, diretora de negócios para varejo do Google.
“Não dá pra falar de um evento sem falar do outro”, diz a executiva, lembrando que o desafio já começa na estreia da seleção brasileira na Copa, no dia 24 de novembro, contra a Servia, às 16h. “É justamente na quinta-feira da virada para a sexta (25), da Black Friday”.
A executiva diz que as marcas ainda não começaram campanhas para a Copa, mas desde julho o Google vem coletando e mostrando aos anunciantes dados sobre o comportamento do brasileiro. “Agora estamos no chamado momento único, de compra de televisores, equipamentos de áudio e acessórios de informática para preparar a estrutura da casa nos jogos”, explica Salvanha. “O ano de Copa é um ano importante no varejo”, diz a executiva. ”Um em cada quatro brasileiros pretendem comprar TV este ano”, diz ela.
Segundo uma pesquisa pedida pelo Google à Offerwise, 71% dos 1.000 brasileiros pesquisados em junho já estão se preparando para acompanhar a Copa e ao menos 66% vão comprar algum produto ou contratar algum serviço antes do evento.
O varejo espera que o bom humor do brasileiro ajude a superar a Black Friday de 2021, que teve o pior resultado de sua história, com um faturamento de R$ 4,2 bilhões em vendas on-line, segundo a NielsenIQ Ebit. Foi 5% maior do que o de 2020, mas representou queda de 11,65%, descontada a inflação.
Neste ano o consumidor está fazendo mais buscas por preços e se planejando melhor para o quarto trimestre. “Com o bolso desafiado, o consumidor quer encontrar a melhor oferta”, diz Salvanha.
Outra sondagem feita pelo Google em maio mostra que 55% dos brasileiros visitam mais lojas em busca de melhores preços e que 44% mudaram de marcas, buscando economizar. Segundo um levantamento feito pela Nielsen, em julho, as categorias mais desejadas pelo consumidor brasileiro na Black Friday 2022 são celulares e tablets, na primeira posição, seguidas por roupas e acessórios, computadores, móveis e videogames.
Após um primeiro semestre “pautado em eficiência” sobre o retorno dos investimentos em publicidade digital, que ficaram abaixo do volume investido no mesmo período de 2021, Salvanha diz que a jogada dos anunciantes será mais agressiva até o fim do ano. “Agora estamos em momento de crescimento”.