Apesar de ainda estar em processo de expansão no Brasil, a companhia americana de e-commerce Amazon já conseguiu se consolidar como a empresa com maior maturidade digital dentro do setor varejista, segundo análise divulgada pela consultoria E-Consulting.
A percepção faz parte de um estudo chamado A Transformação Digital no Brasil 2019, levantamento que mensurou o ritmo da maturidade digital de mais de 50 marcas que atuam em diversos nichos do varejo, como supermercados, drogarias, turismo, entretenimento, dentre outros serviços.
Segundo resultados divulgados pela consultoria, a empresa fundada por Jeff Bezos foi considerada a empresa com iniciativas digitais mais maduras, com nota 8,14, numa escala de 0 a 10, após entrevistas realizadas com 847 lideranças, entre CEOS, CMO’s e CIO’s.
Para chegar ao resultado final, foram avaliados atributos como: ofertas digitalmente nativas, ações estratégicas inovadoras, jeitos de trabalhar, multicanais próprios, posicionamento e cultura digital.
Dentre as razões para empresa de Seattle ser a mais lembrada pela maioria dos executivos foi a evolução da marca quando se pensa em transformação digital nos negócios.
Uma das primeiras a popularizar o conceito no mundo, quando começou a vender livros na internet, a Amazon ampliou o seu portfólio e suas fontes de receita a partir de uma linha de atuação baseada na inovação e transformação digital.
“Tudo que é produzido pela Amazon denota inovação atrelada à faturamento, seja com publicidade, passando por streaming de vídeo, até rede de supermercados. A transformação digital é tangível e vista sob os olhos de todos mesmo para aqueles que não consomem os seus produtos”, completa Daniel Domeneghetti, coordenador do estudo e CEO da E-Consulting.
O Magazine Luiza ficou na segunda posição, garantindo 8,12 pontos. O McDonald’s, o Mercado Livre e a Starbucks completam as cinco primeiras colocações do ranking.
Confira a lista com as empresas que assumiram as primeiras colocações do ranking:
- Amazon: 8,14
- Magazine Luiza: 8,12
- McDonald’s: 7,92
- Mercado Livre: 7,91
- Starbucks: 7,87
- Reserva: 7,82
- Localiza: 7,81
- CVC: 7,76
- Cacau Show: 7,72
- Netshoes: 7,67
- Carrefour: 7,59
- Raia/Drogasil: 7,55
- Walmart: 7,51
- Pão de Açúcar: 7,03
- DPSP: 6,96
Fonte: Computer World