O grupo Herval, que iniciou seus negócios como madeireira e hoje reúne 14 empresas – de indústrias de móveis, sofás e espumas a revendas de eletrônicos -, encerrou 2016 com aumento de 10% no faturamento, para R$ 3 bilhões. A divisão de varejo e atacado, que inclui a maior rede de revendas da Apple da América Latina, é uma das principais apostas do conglomerado gaúcho para crescer 15% em 2017.
Em 12 meses os negócios de atacado e varejo passaram de 64% das vendas brutas para 70%. Há 15 anos, não chegavam a um terço do faturamento, diz o vice-presidente do grupo, Germano Grings. Neste ano, a meta para essa divisão de negócio é crescer 20%. O grupo planeja investir em mais lojas e espera um ambiente econômico menos negativo.
A Herval foi fundada em 1959 como uma madeireira para a extração de araucárias na localidade de Santa Maria do Herval, que acabou dando nome ao grupo. Para transformar as árvores em placas de madeira para construir casas, 12 amigos formaram uma sociedade para a compra de máquinas, caminhões e infraestrutura.
Com o passar dos anos, restaram apenas três sócios. Um deles, Felipe Seger Sobrinho, pai do atual presidente Agnello Seger, chamou duas irmãs para participar do negócio. Hoje, a estrutura está dividida entre os Seger, com 72% do capital, os Grings, com 24%, e a família Knorst, com fatia de 4%.
A iPlace, revenda de produtos da Apple que o grupo começou a operar em 2010 com duas lojas no Rio Grande do Sul, tornou-se um dos principais negócios. A rede – cujas margens mais altas são obtidas mais com a venda de garantia estendida, consertos e acessórios, do que com a venda de celulares e computadores – soma 104 unidades em 20 Estados. É a maior revendedora da fabricante do iPhone no Brasil e na América Latina. Quatro lojas foram abertas em 2016 e, em 2017, a expectativa é entrar nas capitais do Acre, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
A atuação no varejo inclui ainda a TaQi, rede de lojas de material de construção, móveis e eletroeletrônicos. São 87 unidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A operação on-line, de alcance nacional, representa 15% do faturamento. Esta bandeira, de perfil mais popular, foi a primeira do grupo no varejo. Há ainda a Mistertech, que reúne sete lojas de venda de produtos de diversas marcas, como Samsung, HP e Microsoft, nas regiões Sul e Sudeste.
O grupo abriu sete lojas no varejo em 2016. Juntas, TaQi, iPlace e Mistertech somam 198 unidades.
A Herval costuma investir todo o lucro anual no próprio negócio, diz Grings. Apesar de não informar o valor de seus ganhos, a companhia afirma que no ano passado os investimentos foram centrados em inaugurações e em tecnologia – para automatizar as lojas e revisar processos internos.
As duas lojas próprias da Apple, no Rio e em São Paulo, são vistas com otimismo pelos donos da iPlace. Na visão do grupo gaúcho, a iniciativa da multinacional não chega a ter força para influenciar o desempenho das revendas e, por outro lado, reforça o marketing dos produtos. Além da iPlace, são revendedoras oficiais da Apple no Brasil a A2You, dos donos da Fast Shop, e a iTown, da Saraiva.
Se na iPlace a Apple define a política de vendas, exigindo sigilo absoluto sobre as vendas e controle da estratégia, as demais operações da Herval têm comando independente. “Os diretores de cada negócio têm alta cobrança e um nível de autonomia consistente. Se um negócio não vai muito bem, o outro vai, e a conta equilibra”, diz Grings.
As operações de atacado reúnem a HT Solutions, que fornece equipamentos e serviços de tecnologia da informação; a LF Máquinas e Ferramentas; e a Taqi Atacado da Construção, distribuidora de material de construção para o mercado corporativo.
No varejo, a Herval atua ainda com as marcas próprias If, de móveis planejados, e Beden, de colchões. Em serviços, há uma construtora, uma financeira, uma administradora de consórcios e uma corretora de seguros. Na área industrial, a H Química produz as espumas utilizadas na confecção de colchões e estofados feitos pela Herval Móveis e Colchões.
A Herval possui três fábricas, em Dois Irmãos (RS), Novo Hamburgo (RS) e Bezerros (PE). A sede, em Dois Irmãos, é responsável por 60% da arrecadação do município de 27 mil habitantes.