Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » 66% do varejo quer substituir experiências físicas por virtuais

66% do varejo quer substituir experiências físicas por virtuais

Estudo mostra que empresas de alto desempenho esperam que a maior parte da receita em três anos venha de canais digitais

Por Redação

Duas em cada três (66%) das empresas consideradas de alta performance estão investindo mais para substituir experiências físicas por virtuais no varejo, enquanto apenas 24% das de baixo rendimento estão fazendo o mesmo. Ao mesmo tempo o e-commerce se torna cada vez mais presente, com as compras digitais crescendo 200% entre março de 2019 e o mesmo mês de 2020, e a parcela da receita vinda dessa modalidade aumentando para 75% no segundo trimestre de 2020.

É o que revela a primeira edição da pesquisa State of Commerce feita pela Salesforce. Foram entrevistados 1.400 líderes do varejo nas regiões da América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico, Japão e Europa. Foram analisados ainda o comportamento de consumo de mais de 1 bilhão de consumidores ao redor do mundo.

O estudo considera as mudanças de paradigma na relação entre comércio eletrônico e físico conforme a pandemia de COVID-19 avançava. A transição para canais digitais se acelerou, mas também foi feita de modo e com investimentos diferentes pelos negócios ao longo de 2020.

Classificação e desempenho

Cerca de 35% das empresas ouvidas pela Salesforce classificaram a si mesmas como de alta performance, o que significa serem bem-sucedidas em seus esforços digitais. As de performance moderada foram 55% das ouvidas. Já as de baixa performance, ou seja, aquelas que dizem não ter alcançado resultados satisfatórios ou simplesmente não investiram em digitalização das vendas, são 10% do total.

Entre as empresas do primeiro grupo – as de alta performance – 56% esperam que a maioria da receita venha dos canais digitais nos próximos três anos. Para isso, pretendem investir em recursos como vídeo e chat ao vivo (73%), eventuais virtuais em redes sociais (58%), realidade virtual (44%), entre outras tecnologias.

A pesquisa completa pode ser baixada (em inglês) nesse hotsite da Salesforce.

Fonte: CIO.com.br