Por Redação SM – 20/01/2016
Índice apurado pela CNC teve alta de 1,3% no início de 2016
A ICF (Intenção de Consumo das Famílias), apurada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), teve alta de 1,3% em janeiro em comparação com o mês de dezembro, atingindo a marca de 77,5 pontos. A alta foi observada em todas as faixas de renda avaliadas pelo índice, tanto entre as famílias que recebem abaixo de dez salários mínimos (alta de 1%), como as que têm rendimento acima desta faixa (alta de 2,7%).
A CNC destaca, porém, que o índice abaixo dos 100 pontos, considerando uma escala de 0 a 200, ainda indica uma percepção de insatisfação com as condições correntes. Isso é evidenciado pela queda de 35,3% em relação a janeiro de 2015.
A alta do índice foi influenciada pela melhora nas expectativas para os próximos meses, levando a um aumento da confiança em janeiro. Esse movimento, típico de início de ano, foi puxado principalmente pelos componentes relacionados às perspectivas profissionais e de consumo, explica Juliana Serapio, assessora econômica da CNC.
Juliana Serapio ressalta que, apesar do resultado positivo de janeiro, a ICF está em nível bastante baixo em termos históricos e com tendência de queda. Desde maio do ano passado, o índice permanece abaixo dos 100 pontos.
Fonte: CNC
Revista Supermercado Moderno online – SP