Não teve um tipo de shopping sequer que escapou das quedas. Veja
O fluxo de pessoas nos shoppings do País caiu 3,9% em dezembro, segundo pesquisa divulgada hoje (11) pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo.
O estudo mostrou que o mês considerado um dos melhores para o varejo foi, na verdade, um dos piores. E apresentou o segundo pior resultado do ano para os shopping centers, perdendo apenas para novembro, que registrou queda de 5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
O resultado negativo não chega a ser surpresa, já que desde março o fluxo de pessoas em shoppings tem caído e a expectativa dos varejistas para dezembro era que a tendência se mantivesse. Alguns lojistas chegaram, inclusive, a antecipar para dezembro as liquidações e promoções de janeiro, fato inédito, disse em nota a diretora da unidade de shopping, varejo e imobiliário do Ibope Inteligência, Marcia Sola.
Considerando o porte dos shoppings, os pequenos sofreram mais: apresentarm recuo de 6,9% no fluxo em dezembro, seguidos pelos shoppings médios, que viram o movimento cair 4,2%, e shoppings grandes, onde o fluxo caiu 2,4%.
Nem mesmo o tempo de mercado de um empreendimento impediu a queda. Tanto shoppinhs de até 3 anos, como aqueles com mais de três anos de mercado, viram o movimento de consumidores recuar 3,9% no último mês de 2015.
Revista No Varejo on-line – SP