23/12/2015 – 06:54
Apesar da inflação ter exigido muito do setor supermercadista em 2015 para segurar os preços em patamares estáveis, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) espera um ano moderadamente melhor em 2016, prevendo uma retomada lenta e gradual da economia, com ligeira melhora na confiança dos empresários e consumidores. Conforme comentou o presidente da Associação, Pedro Celso, a expectativa é que a inflação esteja entre 6,0 e 6,5% e o crescimento do PIB chegue a -2%. Pedro considera que alguns dos principais entraves serão inflação, alta carga tributária, indefinições políticas devido ao processo de impeachment, má gestão pública, variação do dólar e as altas taxas de juros, fatores que exigem ainda mais poder de negociação dos supermercados com seus fornecedores. Altos impostos acarretam uma menor renda disponível e diminuem o poder de compra da população. Isso desencadeia um menor consumo, menor arrecadação e atinge todos os setores do comércio, entre eles o supermercadista, diz. Ele comentou ainda que o setor é afetado em qualquer cenário em que há redução de renda das famílias, uma vez que a variável mais importante para o aumento do consumo de alimentos e bebidas é a renda disponível da população. Impostos são altos, mas não há?retorno em forma de bons serviços públicos à população e investimentos mínimos necessários em infraestrutura para um crescimento sustentável.?É preciso repensar o que se quer para o Brasil e, principalmente, para os brasileiros, finaliza. Vale ressaltar que as vendas do setor supermercadista apontaram ao longo de 2015 desaceleração em relação a 2014, diante de um quadro de inflação mais elevada e persistente, queda do emprego e menor geração de renda. Com isso, o ano finaliza com expectativa de queda de 0,5% nas vendas em relação ao ano anterior. Expectativa dos principais indicadores econômicos do varejo supermercadista segundo a APAS:
A APAS A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.328 associados, que somam mais de 2.830 lojas.
Fator Brasil – SP