22/12/2015 17:01:28
Roupas são os presentes mais citados pelos consumidores, com 70%; seguidas por calçados, 33%; o valor investido será menor comparado com o ano passado: 9% dos consumidores gastarão mais de R$ 200 por presente, contra 13% em 2014;
São Paulo, 22 de dezembro de 2015 – Em vez de smartphones – que figuravam entre os primeiros produtos para presentear no Natal em pesquisas anteriores -, em 2015 os principais presentes são do setor de moda e beleza. É o que aponta a pesquisa de Natal do MercadoLivre, aplicada com 500 pessoas pela NetQuest. Roupas foram os itens apontados por 70% dos entrevistados como a principal opção de presente; seguidas por calçados, com 33%; produtos de Beleza 25%; e acessórios de moda, com 14%.
A pesquisa aponta também que 89% dos respondentes darão presentes neste ano – porém, este índice é menor do que o apontado na mesma pesquisa do ano passado, quando 93% disseram que presenteariam alguém. O valor a ser gasto por presente neste ano também mostra uma contenção nas despesas do brasileiro: 9% gastarão mais de R$ 200 por presente, contra 13% no ano passado; a maioria (73%) gastará até R$ 200 por presente, enquanto no ano passado este percentual era de 66%.
E o brasileiro vai parcelar suas compras no cartão de crédito. Esta foi a opção de pagamento preferida de 51% dos entrevistados – um percentual levemente maior do que no ano passado, de 48%. Pagar à vista no cartão de crédito será opção de poucos: 13%, contra 16% no ano passado. O boleto bancário será a segunda opção de pagamento, com 22% (contra 28% em 2014).
O consumidor também comprará menos presentes neste ano: 29% presentearão mais de cinco pessoas, enquanto em 2014 este índice era de 32,5%. Aumentou o percentual de pessoas que presentearão até cinco pessoas: 60%, cinco pontos percentuais a mais do que em 2014.
“O consumidor está mais contido nos gastos. Os produtos de moda e beleza – apontados como os preferidos para os presentes – possuem valores mais baixos do que um smartphone, por exemplo, que era o produto mais citado nas pesquisas anteriores”, afirma Leandro Soares. “O consumidor está optando por presentes sofisticados, porém de menor custo”, afirma Leandro Soares, diretor de marketplace do MercadoLivre Brasil.
Data das compras
A pesquisa foi aplicada na semana seguinte à Black Friday, permitindo perguntar ao consumidor se ele comprou presentes de Natal naquela data. Nove por cento dos respondentes afirmaram que aproveitaram as promoções; 22% disseram que já tinham comprado antes da pesquisa; 17% optaram por comprar uma semana antes do Natal; e 15% na semana do Natal. Curiosamente, 4% farão as compras de presentes de Natal após as festas, por conta das promoções de “saldão” que acontecem em janeiro.
Dispositivo de busca e compra
Os dispositivos mais utilizados pelos consumidores para comprar online ainda são os desktops e notebooks, com 93% de menções dos consumidores, mas o smartphone também foi bastante citado, atingindo 47% das menções (o consumidor pode escolher mais de uma opção). O tablet é menos utilizado do que o celular, com 14,4% das menções.
Base da pesquisa
Entre os 503 participantes da pesquisa, 48% são homens e 51,1% mulheres com faixa etária média de 38 anos.
Aplicada nacionalmente, a pesquisa ficou mais concentrada na região sudeste com 56,7% dos respondentes; seguido por 16,9% Nordeste; 16,7% Sul; 7,2% Centro-Oeste; e 2,6% Norte.
Sobre o MercadoLivre
Fundado em 1999, o MercadoLivre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina e presente em 16 países. Por meio de suas áreas de negócios MercadoLivre.com, MercadoPago, MercadoLivre Classificados, MercadoShops, Mercadolivre Publicidade, MercadoEnvios e KPL, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet. MercadoLivre.com atende a mais de 138 milhões de usuários registrados e criou um mercado com ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente. Em abril de 2015, o MercadoLivre Brasil adquiriu a empresa KPL Soluções, provedora de ferramentas de gestão para o e-commerce. Com a KPL, o MercadoLivre passa a oferecer sistemas de ERP e back-office para empresas de e-commerce – mais um serviço de seu ecossistema de soluções.
O site é um dos 50 sites com mais Page Views do mundo, oitavo site de e-commerce mais acessado do planeta, décimo site mais acessado no Brasil e é a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada país onde opera na América Latina, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks. Uma das empresas vencedoras do prêmio Top of Mind DataFolha Internet 2012, categoria e-commerce e Marca Mais Buscada no Brasil em 2012 e a marca mais buscada na categoria de compras em 2013, segundo o Google Zeitgeist, ranking divulgado pela companhia sobre as palavras mais buscadas a cada ano em seu site. Está listada na Nasdaq (MELI), tendo iniciado a oferta pública em 2007.
Maxpress Net – SP