15/12/2015
Apesar da apreensão geral em função da recessão, o setor de supermercados de Santa Catarina começa a ficar mais otimista. Muito dessa mudança está ligada à força do turismo. Pesquisa realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) indica tendência de retomada dos negócios com crescimento neste final de ano. Dos supermercadistas entrevistados pela entidade, 62,5 % revelaram que suas empresas estão comprando mais produtos para as festas de final do ano em relação ao total adquirido em 2014. Há também um grupo integrado por 37,5% que está mantendo o mesmo nível de estoque do ano anterior. Mas a pesquisa da Acats apontou que apenas 10% dos empresários estão apostando em crescimento de vendas no período de final de ano frente ao mesmo mês de 2014. Esta mesma pesquisa feita em 2013 apurou que 82% acreditavam em vendas maiores.
Em outubro, as vendas do setor tiveram resultado positivo. Tiveram crescimento de 8,96% em relação a outubro de 2014. Frente ao mês anterior, setembro, cresceram 3,13%. No acumulado do ano as vendas estão 0,79% superiores a 2014, já descontada a inflação no período (IPCA). Para o presidente da Acats, Atanázio dos Santos Netto, muito do resultado de outubro está ligado às festas turísticas do mês e ao feriadão do Dia da Criança. Se o turismo crescer em SC, os supermercados vão vender bem no verão. É que o consumo de alimentos não tem muita variação.
Diário Catarinense – SC