11/12/2015 – 13h25
Valor do negócio foi estimado em US$ 100 milhões
O Alibaba, gigante chinês do comércio eletrônico, anunciou nesta sexta-feira (11/12) a compra do jornal South China Morning Post e outros ativos do grupo SCMP.
As notícias no jornal de Hong Kong são publicadas em inglês e, há décadas, ele traz matérias sobre assuntos que a mídia chinesa controlada pelo estado não comenta, como escândalos políticos e violações dos direitos humanos. O jornal existe há mais de 100 anos.
O valor do negócio não foi divulgado mas, segundo o New York Times, o Alibaba pagou US$ 100 milhões. O valor é relativamente baixo, considerando que o Alibaba tem uma receita anual de mais de US$ 12 bilhões.
“Nossa visão é expandir o alcance do SCMP globalmente através da distribuição digital e um acesso mais fácil ao conteúdo”, afirmou em nota Joe Tsai, vice-presidente do conselho do Alibaba.
Em um texto publicado no site do SCMP, Tsai dá algumas dicas sobre o motivo da compra. Ele afirma que a publicação tem uma boa reputação e credibilidade mas, como boa parte da mídia impressa, entrenta dificuldades por causa da mudança na maneira como as notícias são lidas e distribuídas. “Mas essas mudanças tem a ver com os pontos fortes do Alibaba e é por isso que acreditamos que as duas empresas podem se complementar”, diz o executivo. “Em outras palavras, enxergamos a oportunidade perfeita de combinar a nossa tecnologia com a profunda herança do SCMP para criar notícias para a era digital”, disse Tsai.
Em novembro, o Alibaba comprou por US$ 4,3 bilhões o Youku Tudou, um popular portal de vídeos considerado o equivalente ao YouTube na China.
Não é a primeira vez que o mundo da tecnologia aposta em um ativo da mídia tradicional. Em 2013, o bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon, comprou o tradicional jornal americano Washington Post por US$ 250 milhões, garantindo que colocaria dinheiro na publicação por um longo período.
Revista Época Negócios on-line – SP