Por Redação SM – 03/12/2015
Pesquisa feita nas capitais do País mostra que, no ano passado, 17% dos consumidores ficaram com o nome sujo após fim do ano
As dívidas adquiridas na compra dos presentes de Natal no ano passado levaram 17,2% dos consumidores brasileiros a terem o nome incluído em cadastros de proteção ao crédito. O percentual é ainda maior entre as pessoas das classes C, D e E: 21,7%. Os dados são de uma pesquisa nacional realizada em todas as capitais pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
A pesquisa também mostra que 56% dos consumidores que entraram na lista de inadimplentes não sabem ao certo o valor das dívidas que os colocaram nesta situação.
Além disso, mais da metade (52,4%) dos entrevistados tem o costume de dividir as compras dos presentes de Natal em várias prestações. A maior parte deles (35,7%) o faz para ter condições de presentear a todos que deseja.
Segundo o levantamento, para as compras deste ano, a média será de cinco prestações o que significa que quem comprar os presentes neste mês dezembro, só terminará de pagar a última parcela na época do Dia das Mães, em maio do ano que vem.
Cartão de crédito
Embora 42% dos consumidores pretendam usar o dinheiro na hora de pagar, houve um aumento no uso do cartão de crédito. No ano passado, o percentual era de 38%. Para 2015, o valor é de 41%, sendo que 28% vão pagar em mais de duas parcelas no cartão.
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