Retração em novembro foi puxada pela região Norte e Nordeste, indica pesquisa
O movimento de pessoas no varejo físico fechou o mês de novembro com queda acima de 10% em comparação ao mesmo mês de 2014, apontam números da Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas de varejo.
A pesquisa realizada com 1.200 lojas também revela que o último trimestre de 2015 foi o de maior fluxo de pessoas no varejo físico em 2015, mas também é a maior diferença na comparação com o mesmo período de 2014: apresentou queda de 8% no movimento das lojas. Outro dado apurado foi que as lojas de rua registraram percentual de crescimento maior que as lojas de shopping, mas ainda tiveram movimento menor.
O desempenho verificado por regiões também ficou ruim. A queda em novembro foi puxada pelas regiões Norte e Nordeste, com reduções acima dos 12% na comparação com o mesmo mês de 2014.
De acordo com Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, o período promocional Black Friday em novembro foi o grande vilão. A redução de fluxo de pessoas no varejo físico no Black Friday de 2015, foi o principal motivo do fraco crescimento em relação a outubro de 2015 e a queda em relação ao mesmo período de 2014. Pelos resultados apresentados no e-commerce, houve baixa procura no varejo físico, ressaltou em nota.
Revista No Varejo on-line – SP