Por Redação SM – 24/11/2015
No Natal de 2015, o brasileiro deverá mudar radicalmente seus hábitos de consumo, gastando menos do que na mesma data do ano passado. Neste ano, 63% dos entrevistados ouvidos pela Deloitte em sua pesquisa anual sobre os hábitos de consumo no Natal afirmaram que pretendem desembolsar menos do que no ano anterior.
A previsão da consultoria, com o levantamento, é de que R$ 1,5 bilhão a menos serão gastos com presentes no total, serão movimentados aproximadamente R$ 53 bilhões neste Natal.
Além disso, a pesquisa concluiu que o consumidor deve eleger as lojas virtuais como o principal local de compras, além de buscar antecipar para a Black Friday a aquisição de eletroeletrônicos para aproveitar os descontos oferecidos na data.
Classes sociais
O corte nos gastos é generalizado e atinge todas as classes sociais. A redução, entretanto, é mais acentuada nos estratos de menor renda: 72% nas classes D/E, 64% na classe C e 56% nas classes A/B.
A perspectiva do consumidor mudou neste ano. A pesquisa mostra claramente que todas as classes sociais estão sentindo o impacto da economia, inclusive as classes A e B, afirma Reynaldo Saad, responsável técnico pela pesquisa.
Revista Supermercado Moderno online – SP