19/11/2015 14:04
Natura confirma plano de abrir lojas físicas em 2016
Por Tatiane Bortolozi
SÃO PAULO A Natura informou ao Valor que pretende abrir suas primeiras lojas físicas em 2016, em grandes
shoppings. A companhia disse em nota que realiza testes para escolher a proposta arquitetônica e de serviços que
melhor representará a marca.
Estamos seguros de que novas oportunidades de compra dos produtos Natura em múltiplos canais fortalecerão
ainda mais a venda direta, em um movimento benéfico para toda a nossa rede de relações, das comunidades
fornecedoras de ativos da sociobiodiversidade às nossas consultoras, consumidores e colaboradores, escreveu a
empresa.
A maior fabricante de cosméticos do país realiza nesta quintafeira encontro com analistas e investidores e era
grande a expectativa pelo anúncio de seu plano de abertura de lojas físicas.
O BTG Pactual estima a inauguração de dez lojas em 2016, a partir de abril ou maio. Os espaços teriam entre 70 e
80 metros quadrados e receberiam investimento de R$ 3 milhões por estabelecimento.
A Natura iniciou em outubro parceria com a Raia Drogasil para a venda da linha Sou em cidades do interior de
São Paulo e abriu duas lojas da marca australiana Aesop também no Estado sinais de que a diversificação de
canais vinha ganhando importância na estratégia da companhia.
As lojas devem ser voltadas ao público jovem, das classes A e B, e ajudarão a capturar tendências de consumo
com mais eficiência, além de servir como ambiente para experimentação dos produtos, afirmam analistas.
A Natura é líder em vendas diretas no país, mas sua participação caiu de 34,8% em 2009 para 29,8% em 2014,
segundo a firma de pesquisas Euromonitor. O canal está em tendência de queda nos últimos anos, pela
concorrência com empresas menores de venda por catálogo e com o varejo físico e de drogarias.
As lojas físicas são muito esperadas pelo mercado, mas devem trazer resultados efetivos apenas no longo prazo,
assim como a plataforma de comércio eletrônico Rede Natura. A companhia precisa ser cuidadosa para não entrar
em conflito com as mais de 1 milhão de consultoras de venda direta.
Valor Econômico on-line – SP