18/11/2015 17:31:34 – Nacional
O merchandising de um sabonete realizado por uma apresentadora de TV irritou os consumidores, que fizeram comentários negativos na internet, o que acabou colaborando para queda de 2,3pp na avaliação do setor de bens de consumo, que passou de 78,2% em setembro para 75,9% em outubro.
A informação é do INSC Índice Nacional de Satisfação do Consumidor, medido pela ESPM, que registrou retração em dois dos quatro players pesquisados Unilever, Hypermarcas, Procter & Gamble e Bombril. O mesmo sabonete também foi alvo de críticas dos usuários por seu perfume.
Globalmente, o INSC fechou o mês com desempenho negativo de 0,3pp de 52,8% em setembro para 52,5% em outubro. Dos 23 setores pesquisados, nove apresentaram alta na satisfação: lojas de departamento (+ 1,1pp), indústria automobilística (+ 1,2pp), indústria digital (+ 0,6pp), personal care (+ 0,2pp), bebidas (+ 2,6pp), comunicações (+ 0,7pp), indústria farmacêutica (+ 0,1pp), convênios médicos (+ 2,8pp) e construtoras (+ 1,8pp). Além de bens de consumo, os demais segmentos tiveram queda na avaliação dos consumidores.
São eles: supermercados (- 0,2pp), vestuário (- 9,5pp), drogarias (- 1,3pp), eletroeletrônicos (- 0,1pp), indústria alimentícia (- 1,6pp), bancos (- 1,1pp), seguradoras (- 2,1pp), hospitais & laboratório (- 1,5pp), aviação (- 4,8pp), transportes metropolitanos (- 1,6pp), saneamento básico (- 1,1pp), energia elétrica (- 0,2pp) e gás (- 1,8pp).
O INSC é o primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados pela internet e analisa mensalmente o que pensam os consumidores sobre 92 empresas de 23 setores da economia.
Revista Advertising on-line – RS