Varejo do Brasil inicia 4o trimestre em queda, segundo índice de vendas da Cielo
segunda-feira, 16 de novembro de 2015 15:33
SÃO PAULO (Reuters) – O indicador de vendas no varejo em outubro apurado pela maior empresa de meios de pagamento do Brasil, Cielo, teve nova queda no comparativo anual, mantendo tendência iniciada em meados do ano, segundo dados divulgados nesta segunda-feira.
O índice, chamado de ICVA, teve queda de 3,3 por cento, descontada a inflação, em outubro ante o mesmo período do ano passado, após recuo de 3,4 por cento em setembro. O indicador, que antecede dados das vendas no varejo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumula quedas na comparação anual desde agosto.
Em termos ajustados, que descontam efeitos de calendário e a inflação, outubro apresentou retração de 3,8 por cento sobre um ano antes.
“Estes dados indicam, portanto, nova desaceleração do varejo ampliado em relação a setembro, quando o indicador apresentou retração de 3 por cento”, afirmou a Cielo em comunicado ao mercado.
O indicador é calculado com base nas vendas realizadas nos mais de 1,7 milhão de pontos de vendas ativos credenciados pela companhia.
Segundo a Cielo, todos os grandes setores que compõem o varejo ampliado tiveram retração de vendas em outubro na comparação anual. Em bens semiduráveis e duráveis, as categorias de Materiais para Construção, Vestuário, Móveis, Eletro e Lojas de Departamento registraram retração nas vendas do mês e puxaram o ICVA para baixo.
O IBGE divulgou na semana passada que as vendas do varejo no Brasil no terceiro trimestre caíram 3 por cento sobre o segundo trimestre, no pior resultado desde o primeiro trimestre de 2003.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
Agência Reuters – SP