13/11/2015 às 05h00
Por Cibelle Bouças | De São Paulo
A quinta marca da Arezzo & Co. no mercado brasileiro vai se chamar Fiever e terá como públicoalvo mulheres de 18 a 35 anos, das classes A e B. O presidente da companhia, Alexandre Birmann, apresentou o projeto a analistas de mercado, ontem, durante reunião da ApimecSP. A nova linha terá tênis e sandálias de estilo casual. Algumas versões terão a parte de cima do calçado destacável do solado, possibilitando a troca de modelos ao gosto da consumidora. “A premissa para o lançamento é o fortalecimento de nosso foco principal de negócios”, afirmou Birmann. O grupo é dono das marcas Arezzo, Anacapri, Schutz e Alexandre Birmann. A companhia já possuía itens de estilo casual nas redes Arezzo e Anacapri, informou o executivo, com essas linhas respondendo por 5% da receita total da companhia. As vendas dessas linhas chegaram a 200 mil pares no terceiro trimestre, e somam 600 mil no ano. “Esse volume mostra como essa tendência da moda é relevante”, disse Birmann. Para lançar a marca, a Arezzo reservou uma loja na rua Oscar Freire, na capital paulista. A inauguração está prevista para até o fim do ano. O novo negócio será testado por um período de seis meses a um ano. Após essa fase, a previsão é abrir duas ou três lojas da marca Fiever, sendo uma no Rio. Em uma etapa mais madura, a marca será vendida para redes multimarcas. Além da nova linha, a Arezzo informou que vai fazer algumas mudanças para melhorar seu resultado financeiro do próximo ano. As medidas envolvem operação logística, reforço na operação dos Estados Unidos e redução da abertura de lojas no próximo ano. Na parte logística, a companhia terminou neste ano a implantação de um novo sistema de gestão empresarial e desenvolveu um modelo para que as lojas franqueadas possam fazer pedidos online. A empresa também instalou um novo centro de distribuição no Espírito Santo e está transferindo 12% da produção que é feita por fabricantes terceirizados do Rio Grande do Sul para fabricantes do Nordeste, para reduzir custos. “Estamos tentando equilibrar a necessidade de manter uma margem saudável e reduzir as despesas, para conseguir solidez financeira”, afirmou o diretor financeiro e de relações com investidores da Arezzo, Thiago Borges. A companhia planeja abrir menos lojas no Brasil em 2016. A meta é inaugurar de 20 a 25 unidades, sendo 19 da marca Anacapri. Em 2015, a empresa vai fechar o ano com 29 lojas novas a meta era abrir de 30 a 40 unidades.
Valor Econômico – SP