LUIZ-GUSTAVO-PACETE
09 de Novembro de 2015 12:18
Na entrada de cada Ultrafarma há um pôster em tamanho natural de Sidney Oliveira, fundador e atual presidente da empresa. A presença do dono ultrapassa o material promocional. O executivo admite que a empresa não tem estratégia nem estrutura definidas e que mistura um pouco daquilo do que gosta para levar adiante um negócio de mais de R$ 500 milhões em receita. Assediado por grandes agências, Sidney não quer mexer em time que está ganhando, mesmo que às vezes seja criticado pela qualidade de suas campanhas. Seus investimentos em compra de mídia continuam crescendo: a Ultrafarma ocupa a 52o posição no ranking Agências & Anunciantes e seus investimentos deram um salto, em números absolutos, de 81% entre 2013 e 2014. Esse toque pessoal, porém, poderá sofrer restrições. Em julho, Oliveira fechou um patrocínio de 30 anos com a seleção brasileira, um contrato que vai demandar expertise em marketing esportivo.
MEIO & MENSAGEMFale um pouco de seu envolvimento com o marketing e a estrutura da Ultrafarma voltada à área.
SIDNEY OLIVEIRA Nossa estrutura é bem diferente. É um modelo que eu não recomendo que ninguém copie, mas que tem dado certo. O que fazemos aqui está muito relacionado ao meu feeling. Eu tomo 100% das decisões do marketing e temos uma house para os principais projetos. É algo bem atípico e que tem dado certo. Mas, independentemente dessa centralização, o marketing tem um papel fundamental para a Ultrafarma.
MEIO & MENSAGEMQual a previsão para investimentos em marketing nos próximos meses?
SIDNEY OLIVEIRA Vivemos nos últimos meses um movimento de desconto por parte dos veículos, naturalmente, em função da crise, isso nos deu a oportunidade de investir um pouco mais, apesar de não poder te revelar o valor exato. Vamos ampliar nosso investimento agora para o fim do ano. É o melhor período para o varejo. Independentemente da crise, teremos dinheiro circulando com décimo terceiro. Isso faz com que ampliemos nossa compra de mídia e as ações compartilhadas com outras empresas.
MEIO & MENSAGEMMesmo com um modelo de marketing bem pessoal, o que o senhor espera dos profissionais de marketing que estão à sua volta, seja os da Ultrafarma ou os das agências parceiras?
SIDNEY OLIVEIRA O que eu mais busco neles é um conhecimento profundo sobre a Ultrafarma. Nosso modelo é muito específico e isso demanda esse tipo de profissional. Por isso, sempre tentamos buscar agências que nos conheçam, que já tenham trabalhado conosco. Eu divido digital, TV e mídia impressa, mas sempre busco agências que me conheçam profundamente. Muitos profissionais nos abordam, agências nos abordam tentando trazer coisas novas, oferecendo projetos, mas eu digo que não dá certo. Trazer conceitos da publicidade tradicional para o nosso negócio não funciona.
A entrevista na íntegra você confere na edição Especial CEOs, de 09 de novembro de 2015, que acompanha a Ed. 1685 de Meio & Mensagem.
Meio e Mensagem on-line – SP