03/11/2015 11:45
Alpargatas vende Topper e Rainha a grupo do fundador da Wizard
Por Gustavo Brigatto
SÃO PAULO A fabricante de calçados Alpargatas anunciou nesta terçafeira a venda das marcas Topper e
Rainha para o grupo de investimento Sforza, do empresário Carlos Wizard Martins, fundador do grupo Multi que
inclui as escolas de idiomas Wizard, Yázigi, Skills e Apls, além da SOS Computadores e da Microlins.
O grupo Multi foi vendido para a Pearson em dezembro de 2013, por
R$ 1,9 bilhão. Em agosto de 2014, Wizard Martins comprou a
varejista de produtos saudáveis Mundo Verde.
Em comunicado enviado nesta terçafeira à Comissão de Valores
Mobiliários (CVM), a Alpargatas informou que a operação tem como
objetivo aumentar seu foco em negócios mais estratégicos e que vinha
buscando interessados nas duas marcas há algum tempo.
A operação anunciada hoje envolve a venda de 100% das operações da Topper no Brasil e da Rainha no Brasil e no
mundo, além da venda de 20% das operações da marca Topper na Argentina e no mundo, com exceção dos
Estados Unidos e da China. Nos dois países, os compradores terão direito de uso da marca por um período de 15
anos.
O valor anunciado da operação no Brasil é R$ 48,7 milhões, com pagamento em duas parcelas.
Já os negócios na Argentina terão o preço calculado pela multiplicação da participação de 20% por 6,5 vezes o
lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da operação no exercício fiscal encerrado em 31
de dezembro, ajustado pelo valor da dívida líquida na data do fechamento.
No Brasil, não foram incluídos os ativos industriais das marcas. Na Argentina eles fizeram parte do negócio.
O acordo prevê que a Alpargatas continuará a fabricar os calçados da Topper e da Rainha no Brasil por um
período de 24 meses.
Após passarem por um processo de ajuste bemsucedido, os negócios de Topper e Rainha atingiram seus limites
de expansão dentro da estrutura da Alpargatas, porém alcançaram um patamar em que apresentam grande
potencial para prosperar, desde que com modelos de negócios mais adequados às necessidades das marcas, disse
Márcio Utsch, diretorpresidente da Alpargatas, no comunicado enviado à CVM.
Valor Econômico on-line – SP