Especialista da SAS revela quais áreas podem ser melhoradas para driblar recessão
Em tempos de recessão, o maior desafio é estimular a demanda do consumidor. Afinal, como sobreviver ao corte de custos enquanto se tenta aumentar a rentabilidade, sem capital para investir? Enquanto alguns executivos levantam a bandeira do investimento em inovação, outros encontram na adaptação através da tecnologia a saída de emergência.
Existem inúmeras tecnologias analíticas, mas foi o pensamento analítico, que conseguiu trazer dezenas de milhões de dólares de capital livre para investimento durante a recessão norte-americana em 2008. Ele ajudou as varejistas a sobreviver durante tempos de dificuldade, afirma Lori Schafer, Assessora Executiva do SAS Institute, uma das maiores empresa de inteligência de mercado do mundo, e coautora do Best Seller Branded! How Retailers Engage Consumers with Social Media and Mobile (em português: Como varejistas podem envolver os consumidores por meio de mídias sociais e mobile).
Segundo a especialista, os consumidores hoje têm um smartphone nas mãos e exigem o direito de poder fazer compras on-line, portanto as varejistas não tem escolha: precisam investir em tecnologia. Caso contrário, não haverá um ambiente favorável para aquelas que não investiram quando a recessão acabar, acrescenta Lori.
Em entrevista exclusiva para o NOVAREJO, ela indicou quais são as três principais áreas que devem ser trabalhadas para que uma empresa do varejo não apenas enfrente, mas saia mais forte da crise. Confira abaixo:
1. Otimize os preços para aumentar a rentabilidade
Avalie todos os produtos que você vende e garanta que eles estejam precificados ao ponto máximo possível. Isso vai impactar diretamente a sua margem de lucro, pois a elevação de 10% no preço, por exemplo, pode significar aumento de 100% nos lucros em alguns casos.
2. Acelere sua previsão de demanda
Melhore a expectativa de demanda para garantir que a quantidade correta de produtos chegue às lojas. Além do excesso de estoque ser um problema para uma grande quantidade de empresas no varejo, o estoque é o ativo número um no balancete, ao qual o capital está inevitavelmente atrelado. Portanto, é necessário liberar espaço no estoque, processo em que a tecnologia do Big Data Analytics realmente pode auxiliar.
3. Faça ofertas personalizadas e promova a fidelização do cliente
Há ferramentas digitais que permitem definir rapidamente quem são seus principais clientes (às vezes 7% da carteira de um varejista sustenta 39% do negócio). Através da mineração de dados (data mining), é possível descobrir o que esses clientes estão comprando, e quais outros produtos têm maior potencial de venda. Por exemplo, se cada cliente comprar apenas mais um produto adicional, como isso poderia impactar a margem de lucro da sua empresa? Por fim, a tecnologia também pode lhe dizer quem é o seu melhor cliente, o que permite construir ofertas personalizadas de acordo com seu perfil de interesses, elevando as chances de ter a sua preferência.
Revista No Varejo on-line – SP