Analista antifraude ensina melhores práticas para prevenir perdas e danos no comércio eletrônico
O crescimento das compras pela internet vem estimulando muitos empreendedores a investir no próprio e-commerce, mas também traz consigo um risco maior de fraudes e golpes. Para driblar grandes prejuízos, os lojistas devem estar cada vez mais atentos aos procedimentos de segurança mais recentes.
De acordo com uma pesquisa feita pela Serasa Experian, o horário com maior incidência de golpes é a madrugada, no período que compreende entre 1h e 5h da manhã. O estudo indicou ainda que o dia favorito dos golpistas é a quinta-feira, dia em que mais se registram ações deste tipo. Informações como essas são valiosas para os empresários que administram lojas virtuais. Por meio de dados deste tipo de pesquisa é possível aperfeiçoar o sistema de segurança para evitar que o negócio seja prejudicado por ações fraudulentas.
Para ajudar você a se prevenir de problemas deste tipo, o analistas antifraude Ricardo Gomes, da Gerencianet, empresa brasileira especializada em soluções de pagamentos online, cobrança e gestão de clientes, traz dicas essenciais para quem busca proteger seu e-commerce do prejuízo com estes golpes.
1. Histórico de Fraudes: Para desenvolver e construir uma boa estratégia de segurança digital é recomendado criar um histórico das transações que já foram identificadas como fraudulentas e que geraram os chamados chargebacks (estorno/cancelamento da compra pelo proprietário do cartão). Dessa forma, a loja consegue evitar que o mesmo golpista efetue outras compras.
2. Senha Forte: No momento em que o cliente vai se cadastrar na sua loja, seja extremamente exigente com a senha. Requisite uma sequência forte e de difícil quebra, que seja complexa e envolva números e caracteres. Essa é mais uma maneira de evitar ter um golpista efetivando uma compra.
3. Excesso de Compras: Os clientes que fazem duas ou mais compras por dia merecem atenção especial. Verifique os dados cadastrais e seja um pouco mais rigoroso com as informações apresentadas. É importante averiguar desde o endereço de e-mail inserido até o endereço cadastrado para entrega do produto.
4. Análise Cadastral: Todo e qualquer comprador deve ter o CPF consultado no site da Receita Federal. Assim, você pode conferir se os dados batem, se ele está devedor em alguma outra empresa, além de saber as restrições e o histórico de bom ou mau pagador.
5. Certificado de Segurança: O seu site também deve deter um certificado digital segurança para garantir o sigilo dos dados fornecidos pelos clientes. Quando se trata de um ambiente seguro, o site atrai menos a atenção dos fraudadores. Existem diversos tipos de certificado e você deve escolher o mais adequado para o seu negócio. Geralmente, uma boa empresa de hospedagem web já inclui os certificados nos planos vendidos.
6. Atenção Especial: Uma das opções para evitar a fraude com cartão de crédito baseada na pesquisa da Serasa Experian é instituir o boleto como única forma de pagamento nas compras efetuadas durante a madrugada ou analisar com mais cuidado as transações realizadas neste período. Isso pode reduzir e muito o prejuízo com golpes de cartões. Na maioria dos casos de fraudes observados, os fraudadores realizam diversas tentativas de pagamento com cartões de crédito diferentes. Compras realizadas em sequências pelo mesmo cliente também devem receber atenção especial.
7. Tercerize os serviços: Além de todos os detalhes citados acima, a ajuda profissional é determinante quando o assunto é segurança do seu negócio. Empresas intermediadoras de pagamento como a Gerencianet se responsabilizam por todo o sistema de pagamento online. Por serem especialistas no assunto, os filtros e procedimentos adotados por essas empresas auxiliam na redução da aplicação de golpes nas compras não presenciais.
Revista No Varejo on-line – SP