SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Comércio antecipa promoção de verão para queimar estoques e driblar crise

Webmaster by Webmaster
20 de outubro de 2015
in Notícias
A A

Com as vendas do comércio mostrando os piores resultados desde 2003 e a perspectiva de faturar menos no Natal deste ano, redes varejistas, como Riachuelo, Americanas e Accessorize, e alguns shoppings centers fazem promoções já na primavera para baixar estoques e atrair consumidores.

A Alshop (associação de lojistas de shoppings) confirma o movimento de promoções no país e afirma que dessa vez são mais discretas, sem grandes gastos com publicidade.

Isso porque o fluxo de pessoas nos centros comerciais se mantém, embora o número de consumidores que realmente tiram dinheiro do bolso para comprar tenha caído.

“O calendário de liquidações tradicionalmente ocorre no verão e no inverno. Mas em épocas de crise, como em 2008, 2009 e agora, os estoques elevados estimulam promoções fora dessas datas”, afirma Luis Augusto Ildefonso, diretor da Alshop.

A Riachuelo faz a promoção “Leve 3, Pague 2” até 20 de dezembro em 273 lojas do país. A ação prevista para ocorrer em setembro foi prorrogada. A rede não detalha vendas nem estoques.

As Lojas Americanas, com 991 pontos de venda no país, fazem até segunda (19) o “Dia de Loucura”, com descontos em produtos eletrônicos, eletrodomésticos, de utilidades domésticas, vestuário etc.

No segmento de bijuterias, a Accessorize aproveitou o aniversário da loja e decidiu liquidar (com descontos de 20%) todos os itens de suas 28 lojas e do site. A promoção vai até este domingo (18).

Com a crise de confiança e o desemprego aumentando, o consumidor não vê motivos para comprar. O que sobra é fazer um esforço ainda maior nas promoções para ver se a demanda reage”, diz o consultor Eduardo Terra, que preside a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), entidade com executivos, empresários e especialistas do setor.

Nos shoppings, uma das estratégias usadas é fazer promoções por categoria de produtos. Caso do Estação Goiânia, em Goiás, que faz em outubro a “Moda 50 Graus”, com descontos de 30% a 50% para varejistas e atacadistas.

As chamadas semanas dos calçados, dos eletrônicos, da moda e outras tendem a crescer neste ano, diz Adriana Colloca, superintendente da Abrasce, associação que representa os shoppings.

Mas, na hora de divulgar as promoções, varejistas e shoppings estão cautelosos, diz o consultor Julio Takano, da KT Soluções para o Varejo.

“Promoções estão acontecendo, mas sem a comunicação expressa. Magazines e lojas menores correm para adequar o mix de produtos ao bolso de clientes”, afirma.

“A gente não vê aquela ideia de liquidação geral nos estabelecimentos. Parte dos itens está com descontos, e as ações são pontuais”, afirma Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&BW, consultoria especializada em shopping centers.

25 DE MARÇO

Lojistas de regiões de comércio popular, como a da 25 de Março, em São Paulo, fazem o mesmo esforço de “inventar” ações e promoções para atrair o consumidor. Mas acreditam que isso somente vai ocorrer após o 13º salário entrar no bolso do trabalhador.

“No ano passado, em setembro, a movimentação já era forte. Neste, estamos na metade de outubro e nada. As compras só devem mesmo acontecer após o 13º e isso se o cliente ainda tiver emprego”, diz Miguel Jorge Junior, dono de “A Gaivota”, loja de artigos de decoração que existe há 55 anos na região.

Lojas de tecidos, armarinhos, papelaria e itens de decoração registram queda nas vendas de 10% a 15% em relação a 2014.

Fonte: Folha Online – 18/10/2015

Outras fontes

25
Previous Post

Folha de S. Paulo de domingo – Comércio antecipa promoção de verão para queimar estoques e driblar crise

Next Post

Geração de empregos no varejo de São Paulo aumenta 0,2% em agosto

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post

Geração de empregos no varejo de São Paulo aumenta 0,2% em agosto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.