Por Redação SM – 13/10/2015
Empresas têm se preparado com antecedência para a data que, no ano passado, elevou as vendas online em até 10 vezes do que em dias normais
A Black Friday será a grande aposta de varejistas e fabricantes para obter bons resultados no ano de 2015. Para isso, empresas têm se preparado com antecedência para a data. A Cnova, que reúne as operações online de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, iniciou testes de seus sites em julho com algumas promoções. O objetivo era se certificar de que as páginas aguentarão o volume de compras durante a data. “O site não pode cair. Temos de liberar o pedido e faturar rápido. Tem toda uma sequência de ações e tudo precisa funcionar bem e de forma ágil”, diz José Nilson Ferreira, diretor comercial da Cnova.
A empresa já vem incrementando o estoque desde o início do ano para garantir preços baixos. A meta é reduzir o tempo de entrega para, em média 12 dias. Em 2014, o número foi de 14 dias.
Expectativa
A expectativa para o evento justifica-se pelo sucesso do ano passado. No período, as varejistas on-line venderam em média dez vezes mais do que em dias normais. As vendas chegaram a R$ 1,2 bilhão de reais – um crescimento de 40% frente ao ano anterior, de acordo com a E-bit.
Além disso, as vendas nas lojas físicas estão caindo, enquanto que, na internet, crescem menos que o esperado. Até junho, as vendas on-line cresceram 16%, frente a uma expectativa inicial de 20%, de acordo com a E-bit/Buscapé.
“O terceiro trimestre foi ainda mais fraco, mas as sondagens de intenção de compra indicam que o segundo semestre será muito bom. As pessoas dizem que estão guardando dinheiro para a Black Friday”, afirma André Ricardo Dias, diretor executivo da E-bit.
Fonte: Folha de S. Paulo
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