06/10/2015 às 05h00
Por Cibelle Bouças | De São Paulo
A Camargo Corrêa informou ontem, em comunicado, que está aberta a avaliar oportunidades que surgirem para venda de sua participação na Alpargatas. As ações fecharam em alta de 8,87% ontem na bolsa, a R$ 7,36, o que lhe dá um valor de mercado de R$ 3,3 bilhões. Há um ano, valia R$ 4,6 bilhões, segundo cálculos do Valor Data. A Camargo Corrêa possui 44,12% do capital da Alpargatas, o investidor Silvio Tini de Araújo possui 11,99%, a Bonsucex Holding tem 8,04% e outros investidores, 33,81%. Segundo a companhia, 2,04% dos papéis estão em tesouraria. Segundo o jornal “O Estado de S.Paulo”, os fundos Carlyle e KKR estariam em processo competitivo pelos 44% do capital da empresa detidos pela Camargo Corrêa. A informação não foi confirmada pelos grupos de investimento. Atualmente, a Alpargatas tem valor de mercado de R$ 3,1 bilhões, baseado no preço das ações da companhia. A cotação equivale a 10,98 vezes o lucro por ação estimado para o ano, um índice inferior à média do setor de calçados, que tem um indicador de 18,24 vezes. O dividendo equivale a um rendimento de 11,55%, acima da média dos seus pares, de 3,10%. A Alpargatas possui quatro áreas de operação: artigos esportivos, que inclui as marcas Mizuno, Rainha, Topper e Sete Léguas& 894; o segmento de sandálias, com as marcas Havaianas e Dupé& 894; o segmento de varejo, com lojas das marcas Havaianas, Meggashop e Timberland& 894; e têxtil, com vendas de roupas para os mercados brasileiro e argentino. Recentemente, a companhia anunciou uma mudança no perfil das lojas de franquia da rede Havaianas, com a ampliação do portfólio para roupas e acessórios. A meta de longo prazo da companhia é deixar de ser uma empresa de calçados para ser uma referência em moda. A Alpargatas encerrou o segundo trimestre deste ano com 387 lojas da Havaianas no Brasil e 149 unidades no exterior. Do total de pontos de venda no país, 384 são franquias e apenas três são lojas próprias. A empresa destacouse dos seus pares no segundo trimestre deste ano, beneficiada pelo crescimento das exportações e pelo real desvalorizado em relação ao dólar. A empresa apresentou um avanço de 14% na receita, graças às exportações, enquanto o mercado de calçados apresentou um ganho de receita no período de 12,71%. Suas concorrentes de capital aberto, como Grendene e Arezzo também tiveram crescimento menor. No segundo trimestre, a companhia registrou alta de 101,8% no lucro líquido em relação ao mesmo intervalo de 2014, para R$ 46 milhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) cresceu 40,1%, para R$ 102,7 milhões. O aumento, segundo a companhia foi impulsionado pelo desempenho no mercado internacional, com aumento de 22,4% na receita, para R$ 218,2 milhões. No período, a Alpargatas obteve um ganho de R$ 20,8 milhões com valorização das moedas das operações internacionais e com a queda no custo, em dólar, das commodities (borracha e algodão). A companhia também teve ganho de R$ 16,6 milhões no lucro bruto com negócios internacionais. Para o segundo semestre, a expectativa da companhia continua positiva em relação ao mercado internacional.
Valor Econômico – SP