01/10/2015
Os setores que mais tirarem proveito da internet de todas as coisas (Internet of Everything, em inglês) serão aqueles que mais avançarão em termos de eficiência. A afirmação é de Rodrigo Dienstmann, presidente da Cisco System Brasil, empresa líder mundial em tecnologia da informação (TI). Segundo Dienstmann, para o Brasil, a previsão é de que a internet de todas as coisas gere ganhos de US$ 32 bilhões nos setores público e privado na próxima década. Nesta semana, o presidente da Cisco esteve em Joinville a convite do World Trade Center Business Club Joinville (WTC) para participar de um encontro sobre inovação, eficiência e transformações tecnológicas na indústria. Confira o que ele disse à coluna:
Para o senhor, o que é uma empresa altamente eficiente?
Rodrigo Dienstmann Uma empresa altamente eficiente é aquela que consegue transformar sua produção por meio de soluções inovadoras, otimizando recursos para gerar ganhos operacionais e receitas adicionais. E os principais indicadores que atestam isso são o nível de implementação de tecnologia em processos internos, a qualidade de produtos e serviços, o valor de mercado, além de indicadores financeiros.
No Brasil, quem se destaca nesse quesito atualmente?
Dienstmann Um dos segmentos de destaque é o financeiro, que tem como tradição investir em tecnologia para aumentar a eficiência. Além de aplicar soluções de última geração em armazenamento e segurança, o setor também tem implantado tecnologias de conectividade e colaboração, aumentando a produtividade dos colaboradores e personalizando produtos e serviços para seus consumidores. Outro setor que tem se destacado é o de energia, utilizando aplicações de smart grid (medidores de energia automatizados) para ganhar em eficácia. O smart grid ajuda as distribuidoras de energia a evitar o deslocamento de equipes para a casa do cliente, diminui perdas não técnicas e auxilia uma melhor gestão da energia.
Na sua opinião, que avanços tecnológicos ajudam as empresas a dar um salto de eficiência?
Dienstmann O maior avanço tecnológico dos últimos tempos está na internet de todas as coisas. A crescente conectividade entre objetos, pessoas, processos e dados tem sido o alicerce para uma infinidade de novas soluções, gerando oportunidades nunca vistas. Podemos mencionar também soluções de virtualização e cloud computing, além de soluções de videoconferência e mobilidade. Essas tecnologias aumentam a produtividade, diminuem gastos desnecessários e economizam deslocamentos e energia. (Claudine Nunes)
A Notícia (Joinville) – SC