30/09/2015 às 05h00
Por Cibelle Bouças | De São Paulo
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, fez uma visita relâmpago ao Brasil e apresentou para funcionários, estudantes e desenvolvedores de software os principais focos da maior empresa de softwares do mundo para os próximos anos: reinventar a produtividade e os processos de negócios, construir uma plataforma de nuvem inteligente e promover a computação pessoal. Para Nadella, toda empresa deve se tornar no futuro uma desenvolvedora de software, para atender às necessidades de integração com a internet, com a computação em nuvem e a inteligência artificial. “Fundamentalmente, acredito que toda empresa se tornará uma empresa de software. No varejo é fácil entender. Mas toda empresa, seja de educação, de saúde, de seguros, usa cada vez mais dados e usa com inteligência, fazendo análises.” Esta é a primeira visita de Nadella ao Brasil, e faz parte de um roteiro pela América Latina nesta semana. Hoje ele visita a Colômbia e, em seguida, o México. Nadella disse que as ambições da Microsoft podem ajudar empresas brasileiras a melhorar a sua produtividade em um momento de crise como este: “A missão da Microsoft é dar poder a cada pessoa ou organização no mundo para atingir mais objetivos. Vivemos um momento em que o crescimento econômico do mundo é desafiado. E é necessária a criação de novas ferramentas e aplicações para melhorar a produtividade”. Em apresentação na Câmara Americana de Comércio (Amcham), Nadella disse que considera o tempo a commodity mais escassa para a sociedade. E a Microsoft busca fazer inovações para que empresas e pessoas tenham mais tempo para reinventar sua produtividade e seus processos de negócios. Como exemplo, ele afirmou que a empresa está integrando serviços como Outlook (email) e Skype (de videoconferências) a programas do Office, para facilitar a comunicação entre pessoas enquanto desenvolvem um projeto em cooperação. A Microsoft informou ontem que vai concentrar seus segmentos de negócios em três áreas, para dar mais ênfase às áreas de produtividade e processos para empresas (que envolvem programas como Office 365 e Dynamics), nuvem inteligente (que envolve serviços como Azure e Enterprise Services) e computadores pessoais, que vai incluir também o console Xbox e celulares. A Microsoft vende por ano US$ 52 bilhões em tecnologias para empresas. Na Apple, as vendas somam US$ 25 bilhões.
Valor Econômico – SP