29/09/2015 10:23:08
A participação é aberta para indivíduos, organizações e instituições com ou sem fins lucrativos de qualquer país
O Instituto C&A, que representa a C&A Foundation no Brasil, em parceria com a Ashoka, lançou o desafio mundial Tecendo a Mudança: Inovações para uma Indústria Têxtil Sustentável. A iniciativa busca soluções inovadoras e sustentáveis para as cadeias de fornecimento do setor de qualquer parte do planeta, a fim de criar mudanças positivas em toda a indústria da moda.
O desafio convoca diversos atores a propor soluções para promovermos uma mudança sistêmica e construirmos um setor têxtil mais sustentável, explica a diretora executiva do Instituto C&A, Giuliana Ortega. O Brasil possui muitos talentos em diversas áreas de atuação que devem criar metodologias e técnicas motivadoras. Temos grandes expectativas, enfatiza.
A participação é aberta a indivíduos, organizações e instituições com ou sem fins lucrativos de qualquer país. Basta se inscrever pelo site www.changemakers.com/pt-br/tecendoamudanca até 18 de novembro. Um painel de jurados avaliará todos os projetos, e os finalistas serão convidados a apresentar seus trabalhos aos líderes da indústria na Conferência Fabric of Change, em 2016. No evento, serão anunciados oito vencedores em quatro categorias, com prêmios que, no conjunto, totalizam até R$ 400 mil e servirão para investimento nas ideias e projetos visando a expansão.
O Tecendo a Mudança vai unir inovadores e especialistas sociais com a capacidade de realmente catalisar uma transformação na indústria do vestuário, disse Diana Wells, presidente da Ashoka. Criar uma rede colaborativa e forte de solucionadores de problemas será um passo e tanto para capacitar todos na cadeia da moda a criar uma mudança positiva, enfatiza.
Critérios de avaliação dos projetos
O desafio Tecendo a Mudança busca inovações na cadeia têxtil, ou que possam ser adaptadas de outros setores. Os exemplos de atividades que podem ser inscritas incluem, entre outros:
Avanços em processos sustentáveis no cultivo de algodão e tecidos;
Oferta de serviços essenciais e recursos para comunidades rurais inseridas na cadeia produtiva têxtil (por exemplo, abrigo, serviços de saúde);
Soluções de ferramentas de rastreabilidade para a cadeia de fornecimento;
Ferramentas que facilitem a criação de relacionamentos mais sólidos entre fornecedores e marcas, estabelecendo assim padrões de sustentabilidade compartilhados;
Melhoria na eficácia das iniciativas e dos sistemas de monitoramento de várias partes interessadas;
Iniciativas que permitam que os consumidores determinem a origem das roupas etenham conhecimento de como o seu poder de compra influenciaa cadeia de fornecimento.
As informações completas sobre o desafio podem ser encontradas no site www.changemakers.com/pt-br/tecendoamudanca. Para atualizações no Twitter, busque pelo termo #FabricOfChange.
Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A foi criado em 1991, com o objetivo de planejar, gerenciar e executar a política de investimento social da C&A. A instituição atua com foco na promoção da educação de crianças e adolescentes, por meio de alianças interinstitucionais e do apoio a organizações da sociedade civil. Em 2015, o Instituto C&A passou a representar a C&A Foundation no Brasil, organização social de origem privada, que possui iniciativas voltadas à melhoria das condições de vida de pessoas ligadas ao setor têxtil e à ajuda humanitária.
Com o respaldo da fundação, o Instituto C&A amplia suas atividades no País. Além dos já fortalecidos programas das áreas de Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social, o Instituto C&A constitui uma frente de trabalho dedicada à melhoria das condições de vida de pessoas ligadas ao setor têxtil, com ênfase em produto (apoio ao desenvolvimento de matérias-primas mais sustentáveis), fornecimento (apoio à indústria de vestuário para reduzir o impacto ambiental de suas operações) e pessoas (melhoria das condições de vida daqueles que participam da cadeia de fornecimento de vestuário).
Desde a sua criação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 112 milhões, em 1.820 projetos sociais, em mais de cem cidades. Tais ações envolveram aproximadamente 1 milhão de pessoas, especialmente crianças, adolescentes e educadores.
Lívia Farias liviafarias@rp1.com.br
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