Iniciativa mostra números expressivos de parcerias, empresas cadastradas, capacitações e seguidores nas redes sociais
Por Empreender Sebrae – 28/09/2015
Faltando apenas uma semana para o dia oficial do Movimento Compre do Pequeno Negócio, 5 de outubro, mais de 115 mil empresas de pequeno porte já se cadastraram na página do projeto na internet se você é um pequeno empreendedor e ainda não fez isso, acesse www.compredopequeno.com.br e inscreva-se. Dessa forma, seu negócio fica visível para o consumidor que, por meio de um sistema de geolocalização, pode buscar os fornecedores de produtos e serviços que estiverem mais próximos de sua casa.
Hoje, o site soma 505 mil usuários e já foi visualizado cerca de 4,5 milhões de vezes.
O movimento, apresentado pelo Sebrae no início de agosto, já ganhou a adesão de mais de 200 parceiros, entre entidades, associações e empresas. E a intenção é exatamente essa: engajar a sociedade em uma campanha de valorização dos pequenos negócios, mostrando, por exemplo, que eles respondem por 52% das vagas com carteira assinada no Brasil. Logo, quando compra em um desses estabelecimentos, o consumidor está contribuindo para manter o emprego de quem trabalha ali.
Entre os parceiros, está o Buscapé, líder global em comparação de preços, que uniu-se ao Sebrae para colocar em funcionamento um shopping virtual formado por mais de 5 mil e-commerces de pequeno porte (www.compredopequeno.buscape.com.br). Com categorias como eletrônicos, moda, cosméticos, brinquedos, autopeças e decoração, o site permite ao usuário pesquisar o produto que deseja, comparar preços e clicar para ser direcionado à compra.
Capacitação de norte a sul
Um dos pilares do movimento está na melhoria da capacitação do empreendedor, principalmente nas áreas de finanças e marketing. Um mutirão nacional, com mais de 4 mil agendas de capacitação, foi organizado pelo Sebrae.
Exceto por São Paulo, onde a programação acontecerá no período de 5 a 10 de outubro, entre 21 e 26 de setembro os escritórios da instituição nos estados promoveram corridas, passeios de bicicleta, peças de teatro, palestras, oficinas, seminários e outras atividades. A previsão era fazer 324 mil atendimentos, sendo 157 mil a MEI (microempreendedores individuais), 133 mil a microempresas, 22 a empresas de pequeno porte e 12 mil a produtores rurais.
Embora o empreendedor não possa controlar os fatores externos, ele pode adotar estratégias para criar um ambiente mais favorável para o consumo e influenciar positivamente os resultados das vendas, afirma Luiz Barretto, presidente do Sebrae. Esse é um momento de cautela, mas não de paralisação, com oportunidades para quem se prepara para aproveitá-las. Para isso, é preciso inovar, diferenciar-se e conquistar novos clientes e mercados.
Números das redes sociais
Emissoras de rádio e TV estão veiculando anúncios sobre o movimento, enquanto as mídias sociais levam longe o boca a boca, conquistando adeptos para a causa. Em menos de dois meses, o Compre do Pequeno já tem mais de 146 mil seguidores no Facebook, 20 mil no Twitter e 4.300 no Instagram.
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