25/09/2015 às 05h00
Por Delphine Strauss | Financial Times
A empresa de recrutamento internacional Korn Ferry acertou a compra da firma de consultoria de recursos humanos Hay Group por US$ 452 milhões, com o objetivo de fortalecer suas atividades. O grupo, que tem sede em Los Angeles, anunciou ontem que a aquisição vai ampliar seu alcance geográfico e criar oportunidades de serviços de venda cruzada, além de melhorar sua capacidade de avaliação e desenvolvimento de pessoal. O Hay Group é especializado em fornecer assessoria sobre estilos de liderança e sobre a remuneração de executivos usa bases de dados internacionais para referenciar estruturas de pagamento e prestar assessoria ao alto escalão das companhias. Hoje tem mais presença na Europa, Oriente Médio e Ásia do que a Korn Ferry e maior tendência a atender empresas locais. Na China, por exemplo, 70% dos clientes do Hay Group são firmas chinesas, enquanto 70% dos clientes da Korn Ferry são multinacionais. “Isso nos proporciona uma base muito mais estável para crescermos”, disse o executivochefe da Korn Ferry, Gary Burnison, em teleconferência. Ele também argumentou que o declínio de 20% nos negócios sofrido pela empresa na recente “grande recessão” não foi “tão horrível”, dada a natureza altamente cíclica do setor. O Hay Group vai passar a ser a nova marca para as atividades de consultoria de talentos e de lideranças. O atual executivochefe do Hay Group, Stephen Kaye, será mantido no comando dessas operações. A Korn Ferry pretende alcançar sinergias de custo de US$ 20 milhões em um ano da aquisição, por meio da venda de propriedades e do aumento do uso de tecnologia. A companhia almeja que as atividades combinadas obtenham margem de lucro entre 14% e 18%, com base no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês). (Tradução de Sabino Ahumada)
Valor Econômico – SP