25/09/2015
Com a alta do dólar, o mercado indica que o brasileiro está mantendo os planos de viajar para o exterior, mas optando por estadias mais curtas e hotéis mais baratos. Quem aponta este cenário é a gerente da CVC em Balneário Camboriú, Viviana Cecatto. Ela acrescenta que para manter as vendas, as agências e companhias aéreas estão tendo que partir para promoções de passagens e pacotes. A ideia, segundo ela, é que o saldo final do passeio não saia muito do patamar que o brasileiro está acostumado a pagar.
Mas se para partir do país é preciso ter cautela, desembarcar em solo brasileiro está sendo bem mais sedutor. No Aeroporto Hercílio Luz, por exemplo, a programação de voos fretados de países do Mercosul começou há duas semanas, como afirma o presidente da Santur, Valdir Walendowsky. Normalmente, segundo o presidente do Convention em Florianópolis, Marco Aurélio Floriani, os pedidos de voos charter só começam em novembro no aeroporto.
E muita gente também vai chegar para aproveitar as festas de Revéillon no Estado. Em uma das principais festas da virada no Brasil, o clube Green Valley, em Balneário Camboriú, o lote promocional de ingressos, lançado há dois meses, já esgotou. O diretor comercial da casa, Eduardo Philipps, diz que a venda aumentou 15% em relação a 2014. Camila Popelier, consultora de vendas e responsável pelas reservas de camarotes exclusivos para grupos, afirma que as vendas desses espaços ainda nem começaram, e que já há uma lista de espera de clientes para reservar os camarotes.
Outro polo do entretenimento em Santa Catarina, o município de Garopaba, na região Sul, projeta um crescimento de 15% a 20% no movimento de verão neste ano. A expectativa de aumento de visitantes na cidade representa uma movimentação do turismo interno em 2015, já que, como afirma o diretor de marketing da prefeitura, Marcus Israel, a maioria dos turistas (cerca de 70%) são gaúchos. Os argentinos, segundo ele, representam 17% dos visitantes.
Diário Catarinense – SC