24/09/2015 – 07:13
Quando uma compra é encerrada e o consumidor vai embora com o produto e/ou serviço escolhido acaba o relacionamento entre o vendedor e o cliente, certo? Errado! É neste momento que começa o chamado pós-venda. Importante para quem compra e para quem comercializa, esta prática se torna essencial para garantir o bom atendimento, a fidelização e a conclusão de novos negócios. Cada vez mais o consumidor é visto como um parceiro. As mudanças no relacionamento comercial vêm de fora para dentro, ou seja, são demandadas pelo mercado, afirma o Executive Coach da Effecta Coaching, Fabiano Goldacker.
Para quem compra, o pós-venda se torna indispensável para um serviço de qualidade, produto impecável ou até mesmo a garantia de que o investimento foi lucrativo. A pessoa ganha a oportunidade de dar um feedback do serviço e informar as suas impressões da experiência. No comércio eletrônico, por exemplo, os clientes têm alguns benefícios como a aproximação com a empresa, facilidades na realização de trocas, instruções de como realizar a compra, verificação se o site é confiável, entre tantos outros. Acabamos fidelizando o cliente. Muitos destes se tornam amigos do Posthaus e sabem que qualquer dúvida, poderão contar com nosso atendimento, conta a supervisora do Call Center Regina Maria Klehr. Para o Portal de Moda, o pós-venda é tão importante que nos últimos anos ampliou em cerca de 60% o número de integrantes do departamento, o que foi essencial para o crescimento e a melhoria do e-commerce.
Para os empreendedores, esta prática garante novas indicações e pode se tornar sinônimo de pré-venda. Goldacker explica que no mercado em que a competitividade pelo preço está grande o pós-venda pode se tornar o diferencial. Desde que, claro, esse contato e relacionamento não sejam somente por interesse. Tem que haver importância genuína com o cliente, acrescenta. Para atingir este patamar, se torna importante que a empresa entregue o que prometeu, faça este serviço da forma correta e dentro do prazo estipulado. Existem tantas falhas na prestação de serviços que por incrível que pareça a empresa que apenas cumpre o que prometeu acaba podendo usar isso como um diferencial, acrescenta.
No comércio eletrônico nacional a valorização da prática se tornou um prêmio às empresas. O portal www.reclameaqui.com.br lista os sites que possuem os melhores índices de soluções de problemas e monta um ranking dos e-commerces que mais satisfazem os clientes. Aqueles que possuem as melhores reputações e que demonstram o compromisso com o pós-venda, conquistam selos de prata, ouro ou RA 1000. Estes fatores também são base do Prêmio Época ReclameAQUI em que os consumidores tem a oportunidade de votar online e eleger aqueles que atenderam suas expectativas. A votação segue aberta até o dia 25 de setembro no www.premio.reclameaqui.com.br.
Fator Brasil – SP