SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Presidente da Associação Mineira de Supermercados espera negócios de R$ 1,3 bi na Superminas

Webmaster by Webmaster
24 de setembro de 2015
in Notícias
A A

A busca do consumidor por produtos saudáveis, sem agrotóxicos e cada vez mais ‘frescos’ tem obrigado o setor supermercadista a ampliar os espaços nas prateleiras a esses itens. A Superminas 2015, que será realizada de 20 a 22 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, chega com novidades. Com a expectativa de receber mais de 55 mil visitantes e realizar negócios durante o evento e a partir dele de mais de R$ 1,3 bilhão, a feira terá as ilhas da Cachaça e do Vinho e Queijo, bem como os espaços de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) e de Alimentos Funcionais, Orgânicos e Naturais, além das Cervejas Artesanais. O presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Alexandre Poni, falou sobre a participação do produtor rural no evento deste ano.
Qual a expectativa para a Superminas 2015?
A Superminas é realizada pela Amis e o Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão). O setor de supermercados de Minas Gerais é o segundo maior do país e representa 11,3% do faturamento total do segmento no Brasil. São R$ 33,3 bilhões em números de 2014. O crescimento em Minas está um ponto percentual acima da média nacional. Em 2015, o setor não parou de investir em nenhum momento e deve abrir um total de 70 lojas, com R$ 300 milhões em investimentos durante o ano. Somam-se a esses números os dados do setor de panificação em Minas, parceiros na Superminas, com cerca de R$ 8 bilhões em faturamento. É esse o potencial e otimismo que a Superminas vai representar. Então, não tem como a expectativa não ser de um grande evento, com muitos negócios e participantes de todo Brasil.
Os supermercados fazem algum movimento para comprar direto do produtor rural?
Não há um movimento propriamente, algo recente, porque os supermercados sempre compraram direto dos produtores. Obviamente, em algumas categorias isso ocorre em maior volume e com mais frequência.
Os chamados produtos ‘direto da roça’ estão tendo vez nas prateleiras? Qual a maior dificuldade?
Sim. Sempre tiveram. A maior dificuldade é o produtor ter volume e qualidade para entregar diretamente aos supermercados com regularidade, sem que estes precisem recorrer a outros fornecedores.
O consumidor tem procurado, cada vez mais, por produtos saudáveis e orgânicos. Os supermercados têm acompanhado essa tendência?
Os supermercados não só têm acompanhado a tendência como têm incentivado a produção. Um exemplo disso, além das ações individuais das empresas supermercadistas, é o trabalho da Amis na Superminas, de reservar um espaço, a preços subsidiados, para exposição e comercialização desses produtos, não só os orgânicos, mas naturais, funcionais, etc.
O que o produtor rural precisa fazer para conseguir colocar sua produção nos supermercados?
Ter, sobretudo, a qualidade que o consumidor demanda e frequência na entrega, para que não haja rupturas, que é a falta do produto nas lojas.
A entrada nos supermercados de produtos da agricultura familiar poderia ser uma opção de preços mais em conta para o consumidor, principalmente nesse período de crise?
São dois assuntos a serem considerados. Primeiro, temos uma retração no consumo, mas não exatamente uma crise. Segundo, esses produtos já são ofertados nas lojas, ou em outros comércios, contribuindo com o abastecimento alimentar. Então, não creio que possam fazer essa diferença justamente pelo fato de já estarem inseridos no varejo de alguma forma.
A entrada de marcas próprias dos supermercados nas prateleiras contribui ou prejudica o setor?
Contribui. Muitos supermercados, para produzir suas marcas próprias, têm parcerias com produtores que recebem toda a assistência técnica e aportes financeiros para produzir e destinar às redes parceiras. São parcerias benéficas aos dois lados. Não vejo como trazer qualquer prejuízo ao produtor.
A Superminas 2015 terá algum setor dedicado ao agricultor ou a produtos ‘direto da roça’?
Sim. O setor de feira da Superminas é segmentado em ‘espaços’. Voltados para o produtor rural, temos o Espaço de Frutas, Legumes e Verduras (FLV); o da Cachaça e das Flores; além do espaço de produtos orgânicos e funcionais, que não é exclusivamente para o produtor rural, mas o abriga também.

Hoje em dia on-line – MG

12
Previous Post

MPEs seguem pontuais com pagamento de dívidas

Next Post

Crise não altera planos da Johnny Rockets

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post

Crise não altera planos da Johnny Rockets

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Estudo Jornada de compra do consumidor omnichannel – Farmácias e Drogarias
  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.