O ditado a união faz a força poderia descrever fielmente a história da Feira Shop, rede de pequenos lojistas que nasceu com foco no vestuário feminino há 22 anos, no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Com cerca de dois mil lojistas instalados nas 20 unidades espalhadas pela capital e região metropolitana, o negócio começou como alternativa para pequenos comerciantes que não tinham condições de alugar salas nos pontos comerciais mais cobiçados da cidade.
O resultado foi a criação de um modelo de negócio que deu aos empresários a possibilidade de profissionalização e fortalecimento de forma menos burocrática, conforme explica a diretora de marketing, Fabiana Lopes.
A relação da feira com o lojista é de inquilinato e o contrato é mensal. Então, se o negócio não der certo, a rescisão pode ser feita sem problemas. Isso dá segurança ao lojista. Além disso, confeccionamos a placa da loja, damos consultoria e abrimos também o Micro Empreendedor Individual (MEI) de cada um, já que a maioria é pessoa física.
Com a média mensal de dois milhões de visitas, sobretudo do público feminino das classes B e C, a Feira Shop tem planos de crescer ainda mais. Grandes marcas já perceberam o potencial da rede e estão, aos poucos, buscando parcerias com o espaço.
Recentemente, uma gerência de merchandising foi aberta dentro da empresa para se dedicar exclusivamente à criação de parcerias com marcas como Coca-Cola, Natura, Volkswagen, MRV e faculdades privadas.
Estamos recebendo lojas de empresas de telefonia dentro da loja, móveis, franquias de alimentação. Porém, não queremos parecer com um shopping center em momento algum. Temos novidades surgindo o tempo inteiro e esse é o nosso maior diferencial, explica Fabiana.
Para a gerente, a possibilidade de oferecer novidades de forma imediata é o que difere a Feira Shop de grandes concorrentes. Nós conseguimos trocar a coleção e oferecer produtos novos que foram lançados no último capítulo da novela do momento, por exemplo. Uma concorrente como a C&A, no entanto, não consegue oferecer o produto com a mesma rapidez, garante.
Mesmo com o cenário de retração econômica que tem reduzido o poder de compra dos consumidores e a projeção de um próximo ano recessivo, a expectativa da Feira Shop é crescer 10% em 2015. E para atingir a meta não há fórmula mágica. A ideia é manter o foco no vestuário agregando novas possibilidades de compra.
Hoje em dia on-line – MG