Por Redação SM – 03/09/2015
Levantamento da ABComm mostra que 61% das lojas apontam atraso nas entregas como maior dificuldade. Extravios, furtos e roubos foram mencionados por 39% dos entrevistados
Levantamento feito pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) com o apoio da Brazil Panels e Ecommerce School mostra que 61% das lojas virtuais têm como principal problema o atraso nas entregas. Na sequência, extravios, furtos e roubos foram mencionados como maiores dificuldade por 39% dos entrevistados.
A pesquisa revelou também que 82% das lojas virtuais entrevistadas têm armazenagem própria. Uma parcela de 13% dos entrevistados declarou ter frota própria para as entregas por oferecer o serviço no mesmo dia e produtos especiais e/ou perecíveis (como jóias, flores, alimentos, etc) aos seus clientes.
O frete grátis aparece com força no comércio eletrônico brasileiro: 69% das lojas virtuais entrevistadas oferecem frete grátis. Além disso, dois terços das lojas afirmam que, ao oferecer frete grátis, suas vendas aumentam. Por outro lado, 34% disseram que oferecem o benefício porque seus concorrentes também oferecem.
O levantamento levou em consideração três pontos da logística: Armazenagem, Transportes e Manuseio. A pesquisa coletou 585 questionários online, entre 10 e 20 de junho de 2013, considerando proprietários de lojas virtuais do varejo e bens de consumo.
Revista Supermercado Moderno online – SP