03/09/2015
Roberto Hunoff, de Caxias do Sul
O governador de Alagoas, José Renan Calheiros Filho, apresentou à diretoria da Todeschini projeto para o desenvolvimento de um polo moveleiro no seu estado. O encontro ocorreu ontem nas instalações da empresa, em Bento Gonçalves. O governador ouviu dos gestores da fabricante de móveis que a possibilidade de investimento em Alagoas será analisada.
Renan Filho destacou como vantagens competitivas do estado a localização estratégica no Nordeste, o mercado em desenvolvimento e a disponibilidade de oferta de matéria-prima. E convidou a diretoria a conhecer a infraestrutura oferecida, além dos incentivos. O presidente da Todeschini, João Farina Neto, deixou agendada visita ao estado nordestino. O presidente do Conselho da Todeschini, José Eugênio Farina, acrescentou que o momento é propício e pretende analisar e aprofundar a oportunidade, avançando nas informações sobre as possibilidades expostas na reunião.
A Todeschini tem projeto para investir R$ 165 milhões na duplicação da sua planta localizada em Bento Gonçalves, passando de 54 mil m2 para 138 mil m², e outros R$ 280 milhões em nova fábrica em Cachoeira do Sul. Na Serra, a intenção esbarra na licença ambiental. Como existe a necessidade de supressão de sete hectares de Mata Atlântica no terreno onde a empresa pretende erguer a nova estrutura, é preciso ter autorização do Ibama para que a Fepam libere a licença. O processo deu entrada na Fepam em maio de 2013 e foi enviado ao Ibama em junho do ano passado. Não há ainda uma previsão para uma manifestação do organismo federal.
Jornal do Comércio on-line – RS