BARBARA SACCHITIELLO
01 de Setembro de 2015 17:00
Pelo terceiro ano consecutivo, Meio & Mensagem com a opinião de profissionais do mercado elegeu cinco mulheres cujos trabalhos estejam se destacando na indústria do marketing e da comunicação. As eleitas de 2015 se reuniram nessa segunda-feira, 31, para receberem suas placas de Women to Watch, iniciativa criada pelo Advertising Age para destacar as mulheres que vem fazendo a diferença na indústria.
Ao longo da semana, Meio & Mensagem conta um pouco mais da trajetória profissional e pessoal das eleitas de 2015, que tem em comum a missão de liderar as estratégias de marketing de grandes anunciantes do Brasil. Por ordem alfabética, depois de Cris Duclos, é a vez de Flavia Altheman, diretora executiva de marketing e inteligência de mercado da Via Varejo.
As duas filhas de Flavia Altheman ainda são crianças. Mas ela já arrisca prever o cenário ideal para suas pequenas quando chegar a hora de optarem por uma carreira profissional. Quero que elas cresçam sabendo que as mulheres podem ser tudo aquilo que querem, frisa.
O tom forte da profecia contrasta com a fala e o olhar suave da mulher que tem a responsabilidade de planejar as estratégias de comunicação do maior anunciante do Brasil. Concentrando as marcas Casas Bahia e Pontofrio, a Via Varejo, da qual Flávia é diretora executiva de marketing e inteligência de mercado há quase cinco anos, apareceu no topo do ranking Agências & Anunciantes, como a empresa que mais investiu em mídia no ano de 2014.
Os 18 anos de experiência no segmento possibilitaram à executiva desenvolver um modo particular e feminino para lidar com o dinamismo do setor. Não sou a favor de comparações entre os gêneros em relação ao trabalho, mas acredito que a mulher tenha uma facilidade maior de enxergar o todo e de compreender a necessidade das pessoas, explica.
Quando fala em pessoas, Flávia refere-se não apenas aos 120 colaboradores que estão sob seu comando direto, mas também aos milhões de consumidores da empresa de todo o Brasil. Em um tom quase maternal, ela defende a importância de humanizar as estratégias de marketing, tendo sempre como norte a ideia de que, por trás de gráficos e números, existem pessoas que, por meio daquela compra, podem estar fazendo importantes transformações em suas vidas.
Essa mesma visão humana é defendida por ela no trato com sua equipe. Desde que foi mordida pelo bichinho do varejo expressão que usa para definir a paixão que sente por seu setor ela percebeu a importância de preservar a particularidade de cada membro de seu time. As pessoas são diferentes. É preciso extrair o melhor de cada uma. Gosto de conhecer bem e entender essas diferenças. Acredito que, se tivessem de ressaltar uma característica minha, seria essa, aposta.
É de se esperar que quem preserve tanto a face humana dos profissionais também se preocupe em equilibrar sua vida pessoal. Quando estou no trabalho, me dedico inteiramente. Mas, no fim do dia, sou totalmente das meninas e da minha casa, conta Flávia, que, separada, divide o lar e todo seu tempo disponível com Maria Luiza, de 11 anos e Ana Clara, de três.
Ajudar nas atividades escolares, levar às festinhas, passear, viajar e acompanhar o crescimento das filhas são tarefas das quais não abre mão. Além disso, sou muito ligada à família, quero sempre estar com meus pais. Também faço pilates, atividade física e coisas que me fazem bem e ajudem a enfrentar o dia a dia, explica.
Quanto toca no assunto das múltiplas funções femininas, é enfática. A mulher só pode se dedicar a uma carreira e conservar seus demais papéis se tiver ajuda, reforça. Para ela, isso explica o ainda baixo número de mulheres em cargos de liderança no País. Para o homem ainda é mais fácil dedicar-se a um cargo porque ele conta com apoio nas demais esferas da vida. Já a mulher, quando se vê diante de grandes responsabilidades profissionais e ainda tendo de cuidar dos filhos, do marido e da casa, muitas vezes desiste, lamenta. Essa bandeira da divisão de responsabilidades é defendida por ela com veemência tanto na vida pessoal como nas reuniões dos grupos de sua empresa, dedicados justamente a estimular a ascensão feminina dentro da organização.
Dessa forma, ciente de que dependeria somente de sua própria vontade e do apoio dos seus familiares para vencer, Flavia escolheu a graduação de publicidade e propaganda, já tendo o marketing como alvo ideia que foi aprimorada com a pós-graduação em planejamento estratégico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Após passar por algumas agências de publicidade, ela liderou a divisão da Y&R responsável pelo atendimento de Casas Bahia até, posteriormente, passar para o lado do anunciante. Com quase dez anos no grupo, ainda se preocupa em estudar para se manter atualizada e sonha em fazer mais. Pelo setor, pela empresa e pelas mulheres.
Foi esse sonho que provocou a forte emoção ao receber o buquê com a nomeação ao Women to Watch 2015. É uma felicidade enorme ter esse reconhecimento, ainda mais dentro de uma companhia que preza tanto pela evolução da liderança feminina. Sinal de que estou no caminho certo, comemora.
Meio e Mensagem on-line – SP