Como a rede de fast food Arby’s aumentou sua eficiência para superar a crise hídrica
Nas redes de restaurantes, conservação de água e eficiência energética são duas prioridades, pois são linhas de custo muito relevantes. No Estado americano da California, que convive há quatro anos com secas recordes, a situação é ainda mais complicada, com a necessidade de tomar medidas de redução de custo sem afastar consumidores.
A Arby’s, rede de fast food de sanduíches de rosbife que esteve brevemente no Brasil nos anos 90, adotou uma abordagem muito pragmática para reduzir custos e ser mais eficiente. Nas novas lojas a adoção de equipamentos mais eficientes e fontes alternativas de energia (como a solar) é mais simples, já que o custo mais elevado de instalação é amortizado por um período maior. Já em uma loja antiga essa conta fica mais complicada e é preciso desenvolver ações de prazo mais longo. A varejista buscou, nesses casos, alcançar objetivos de curto prazo e baixo investimento, para reverter esses pequenos ganhos em investimentos maiores.
Com o desempenho oscilante da economia americana nos últimos anos e o desenvolvimento de seu programa de responsabilidade social, a empresa desenvolveu novas políticas e toda uma cultura voltada à sustentabilidade e eficiência. Em três anos, a rede passou a ser reconhecida como referência no tema no mercado americano. As medidas adotadas foram, no início, bastante simples: ajustes na temperatura da água quente, uma melhor programação do momento de acender as luzes, uso de reguladores de água nas pias. Essas medidas tiveram impacto zero sobre os clientes e ajudaram a mudar a cultura da empresa.
Revista No Varejo on-line – SP